Sou membro deste forum desde 2010. Mais ou menos interactiva aqui mas fui sempre seguindo o que se escreve. Desculpa a minha lata mas as tuas lamurias não trazem nada de útil ao forum. Será assim tão complicado entenderes que, zonas como a minha por exemplo, chove com muita mais frequência que no sul? Opa, há que simplesmente aceitar. Infelizmente ainda não conseguimos ser nós a alterar o clima como queremos. A tua zona é seca, chove muito pouco, mas é mesmo assim.
Acho que devias tirar proveito da tua participação no forum de outra maneira que não a atual. É só uma sugestão
Ao início parece-me que o RedeMeteo era um entusiasta do calor da região dele, ainda que por vezes, de forma algo exagerada e isso na altura deu alguma polémica, pois baseava-se numa estação com valores inflacionados, que entretanto ele depois (muito bem) corrigiu.
Após a correção, os valores caíram um bocado, mas ainda assim são elevados e interessantes, e Serpa a meu ver, tem zonas quentes quanto baste (e a do RedeMeteo nem é sequer uma das mais quentes).
Por isso a atitude mais realista, deu os seus frutos e granjeou o respeito de muita gente (nestas coisas, por vezes não é possível estar 100% certo em tudo, por isso devemos é tentar estar sempre mais perto da realidade).
Entretanto ausentou-se cá do forum por uns tempos, e reapareceu com uma atitude bem diferente, tipo de quem anda nos «maus vinhos», como diria o meu avô...Aparece muitas vezes (senão na maioria das vezes) a lamentar-se da falta de chuva e quase sempre com um tom derrotista e exagerado...
Eu cá preferiria uma participação mais diversa, sem tanto alarmismo, mas este é o RedeMeteo atual que temos... Já sabemos que Serpa é seca, e se calhar, sobretudo irregular a nível de precipitação.
E localmente é possível, que algumas zonas de Portugal estejam a ficar algo mais secas (talvez também ajudadas pela mão humana, através da alteração dos solos, dos lençóis freáticos, etc...), mas tudo pode mudar... Pessoalmente, duvido que o Sul se vá tornar num deserto como alguns dizem (nem sequer durante a última grande Idade do Gelo, que foi muito mais seca do que a fase que vivemos, o Sul de Portugal continental era um deserto (apenas uma pequena faixa aparentava ser subárida). E as zonas mais secas de Portugal, nem são no Alentejo ou no Algarve.
Se as pessoas mantiverem uma conduta responsável no uso do solo e da vegetação, situações como as que vemos (infelizmente) tão frequentemente em Espanha, não se reproduzirão no nosso país,
Um acompanhamento das condições naturais gerais (flora, fauna, clima, solos, etc...) da região, é na minha opinião, o que o RedeMeteo (ou MeteoAlentejo) devia fazer, caso esteja tão preocupado com a questão da seca, nem que seja apenas de forma momentânea (mas algo regular). Podia comparar dados atuais com antigos e abrir um tópico sobre o assunto. É uma região com interesse de sobra e completamente merecedora de uma abordagem deste tipo. E assim aliviava também o ambiente aqui no «Seguimente Livre»...
Mas bom, isto é apenas uma opinião/sugestão.
Pessoalmente gostava mais da versão RedeMeteo, pouco antes de deixar este forum.