Seguimento Meteorológico Livre 2018

• Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
Pausa?? aqui ela só agora começou.:D Pede para parar depois vê lá se ficas arrependido. :inocente:

Lisboa, também aguenta 2 pingas se cai 3 pingas está afogada, acho que com 5 pingas fica submersa e com 10 pingas desaparece do mapa. :D

Vendo as imagens do fim de semana na região centro eu só jogava as mãos à cabeça! É quase ridiculo ver o espalhafate com 50mm em meio dia e aqui ao lado nostros hermanos com 100 numa hora e "no passa nada":malandro:

Aqui em baixo já não me assustam os 100:D mas sim que algum dia caem 200 em poucas horas e quero ver a
barracada! Albufeira é só um aperitivo:p

Vendo as imagens do fim de semana na região centro eu só jogava as mãos à cabeça! É quase ridiculo ver o espalhafate com 50mm em meio dia e aqui ao lado nostros hermanos com 100 numa hora e "no passa nada":malandro:

Aqui em baixo já não me assustam os 100:D mas sim que algum dia caem 200 em poucas horas e quero ver a
barracada! Albufeira é só um aperitivo:p

Diria, que nenhuma cidade algarvia está preparada para 100 mm, quanto mais 200 mm, essa é que é a realidade. Alguém lembra-se do Outono de 1989? Ou Dezembro de 1992? Claro que não.

Imagina, cair 400 mm numa semana no Algarve, a variante de Faro aqueles terrenos todos à volta, aquilo deve tornar-se num mar autêntico. Cada vez que passo por ali, lembro-me sempre disso. :lol:

Mas, lá está os dilúvios já não temos há quase 30 anos e o Algarve transformou-se completamente. Existe construções por todo o lado, as ribeiras muitas têm mais lixo que o aterro no Caldeirão.

Só, existe uma coisa que ninguém sabe é quando irá ocorrer, mas que vai ocorrer isso vai, seja daqui a uns meses, 5 anos, 10 anos ou 50 anos.

Indica-me onde está o nome da depressão. A esse aviso fiz também eu a ligação.

Tabla resumen de las borrascas con gran impacto de la temporada 2018-2019

Nombre
Fecha de nombramiento Servicio Met. que puso el nombre Estudio del episodio
Adrian 28 de octubre de 2018 Météo-France
Beatriz 5 de noviembre de 2018 AEMET
Carlos 14 de noviembre de 2018 IPMA
Diana
Etiienne
Flora
Gabriel
Helena
Isaias
Julia
Kyllian
Laura
Miguel
Nicole
Oscar
Patricia
Roberto
Sara
Teo
Vanessa
Walid

http://www.aemet.es/es/conocermas/borrascas/2018-2019

• Gosto
Reactions: joselamego
Tabla resumen de las borrascas con gran impacto de la temporada 2018-2019

Nombre
Fecha de nombramiento Servicio Met. que puso el nombre Estudio del episodio
Adrian 28 de octubre de 2018 Météo-France
Beatriz 5 de noviembre de 2018 AEMET
Carlos 14 de noviembre de 2018 IPMA
Diana
Etiienne
Flora
Gabriel
Helena
Isaias
Julia
Kyllian
Laura
Miguel
Nicole
Oscar
Patricia
Roberto
Sara
Teo
Vanessa
Walid

http://www.aemet.es/es/conocermas/borrascas/2018-2019

Relembro que critiquei a pouca informação no twitter do IPMA e a ausência do nome da depressão no aviso.

Que é Carlos, já eu tinha escrito :)

• Gosto
Indica-me onde está o nome da depressão. A esse aviso fiz também eu a ligação.

Peço desculpa, pensei que fosse a questão da nomeação, porque eu recebi a informação do IPMA com nome:

logo_ipma_hp.png

Depressão Carlos

Informação Meteorológica
Comunicado válido entre 2018-11-14 16:48 e 2018-11-16 16:48
Depressão Carlos
Prevê-se que a depressão Carlos, às 12 TUC de amanhã (15 de novembro) se encontre centrada em 50N 45W a noroeste do arquipélago dos Açores, com uma pressão atmosférica prevista no seu centro de 947 hPa, com deslocamento para estesueste, provocando um aumento da intensidade do vento e da agitação marítima em toda a região.
É esperado para o Grupo Ocidental a partir das 12 TUC de amanhã vento Forte com rajadas que irão intensificando, podendo atingir os 110 km/h durante a noite e madrugada de quinta-feira (16 de novembro) e, ondas de 6 a 7 metros; espera-se ainda para o Grupo Central a partir das 18 TUC vento Forte com rajadas da ordem dos 90 km/h.Na sexta-feira o vento irá soprar Forte com rajadas da ordem dos 90-100 km/h em todo o arquipélago, devendo ocorrer um aumento da agitação marítima, estando previstas ondas co m altura significativa de 9 a 11 metros no Grupo Ocidental, 7 a 9 metros no Grupo Central e 6 a 7 metros no Grupo Oriental. Qua, 14 Nov 2018 16:48:53

• Gosto
dJBASHa.png

Faltam menos de 24h para o landfall do CT 'Gaja' (:D).

Para os interessados, os avisos podem ser consultados aqui. O IM indiano utiliza nas suas previsões ventos sustentados em 3 minutos ao contrário do NHC/JTWC (1 minuto). Como tal, o ciclone pode aparentar ser mais fraco para os ocidentais.

Bom dia

De acordo com as previsões temos uma mudança radical na circulação atmosférica, com uma perspectiva de não - que trará um padrão mais instável com chuva intensa no sábado e domingo e depois um padrão ainda algo incerto mas com tendência para alguns aguaceiros e trovoadas intercaladas com boas abertas. Nada de muito especial mas com a perspectiva de vários dias assim.

Mais um fim de semana com 30 a 40 mm previstos para a Caparica nas 12z do GFS, o ECM está fraco em termos de precipitação para esta zona, senão tivesse este "calor" durante a semaninha os terrenos estariam demasiado empapados ainda para aguentar mais 30 mm ... mais os mm que pelos vistos virão para a próxima semana.
Já agora, e motivo pela qual estou a postar no seguimento livre, a bestweather falou na degradação e colapso do vórtice polar, não foi essa a mesma situação do Inverno passado em fevereiro? Que foi responsável pelas chuvas intensas de março ? Uma situação destas no inicio do inverno será então potencialmente mais perigosa, derivado ainda a haver o resto do outono e inverno pela frente?

Mais um fim de semana com 30 a 40 mm previstos para a Caparica nas 12z do GFS, o ECM está fraco em termos de precipitação para esta zona, senão tivesse este "calor" durante a semaninha os terrenos estariam demasiado empapados ainda para aguentar mais 30 mm ... mais os mm que pelos vistos virão para a próxima semana.
Já agora, e motivo pela qual estou a postar no seguimento livre, a bestweather falou na degradação e colapso do vórtice polar, não foi essa a mesma situação do Inverno passado em fevereiro? Que foi responsável pelas chuvas intensas de março ? Uma situação destas no inicio do inverno será então potencialmente mais perigosa, derivado ainda a haver o resto do outono e inverno pela frente?

Que vórtice polar???? Quando?

Que vórtice polar???? Quando?
Estes próximos dias.
O vórtice polar basicamente é uma área grande de baixas pressões a volta dos polos, quando quebra, o ar frio polar tende a descer de latitude porque a jetstream mergulha em latitude, as depressões grandes que tem tendência a formar-se a latitudes superiores, por exemplo no atlântico, na Gronelândia ou a volta da Islândia, passam a formar-se mais a sul, pois um regime de altas pressões passa a existir nessa área
As complicações para ca tendem a ser tempo mais chuvoso/tempestuoso e frio, mas nunca é certo e nada de muito anormal xD
Desde que não se forme uma depressão de 940 mb aqui ao pé como elas costumam se formar a volta da islandia tudo bem ahahahah:p:p:p

Bom dia

De acordo com as previsões temos uma mudança radical na circulação atmosférica, com uma perspectiva de não - que trará um padrão mais instável com chuva intensa no sábado e domingo e depois um padrão ainda algo incerto mas com tendência para alguns aguaceiros e trovoadas intercaladas com boas abertas. Nada de muito especial mas com a perspectiva de vários dias assim.

Em que modelo viste isso? Podes colocar os mapas?

Estado
Fechado para novas mensagens.