Eu como natural e morador em Vila Viçosa obviamente que conheço muito bem a estrada. Aliás, usava-a regularmente na maioria das vezes que ia ou passava por Borba. Aquela estrada é usada por milhares (!!) de pessoas todos os dias, e ao contrário do que já foi afirmado na comunicação social até era mais utilizada do que a que foi criada à uns anos como alternativa (por vários motivos: menor distância, mais rápida e mais direta, questões de hábito, etc etc).. Se perguntarem hoje às pessoas se sabiam dos perigos todas vão dizer que sim, mas estas mesmas pessoas utilizavam-na frequentemente. Aliás, para perceberem como aquela estrada estava "enraizada" pelos populares e pelos locais, até a Rodoviária do Alentejo e a Rede Expressos, bem como muitas outras empresas utilizavam aquela estrada todos os dias e não a alternativa uns quilómetros ao lado!!
E, de certa forma, podia ter sido bem pior pois se esta conjugação de fatores que levou aquela derrocada ter sido entre as 17 e as 18 horas ou de manhã antes das 9h onde o tráfego é muuito maior, inclusivé com os autocarros escolares, poderíamos estar aqui perante uma tragédia enorme.
Agora todos vão dizer que a culpa é de A, ou de B, mas é daquelas questões que a culpa é de todos. Dos presidentes camarários, dos empresários do sector (uma das pedreiras atingidas estava inoperacional, e todos sabem que devem ser fechadas mas NENHUMA é fechada aqui na zona), dos fiscais que "fecham os olhos" à situação, das entidades reguladoras da indústria extrativa, da proteção civil, das entidades que regulam (ou deviam) o ordenamento do território em Portugal (com o ministério à cabeça), dos populares (por nunca se terem "manifestado" contra), das Estradas de Portugal porque este problema não é de agora e antes de ser estrada municipal já havia estudos sobre a sua perigosidade, etc etc. Podia estar aqui a noite toda a dizer de quem é a culpa, pois este problema não é de agora, tem décadas! E há semelhança de outros acidentes em Portugal, são várias as entidades culpadas (tal como nos incêndios), e os mais fáceis de culpar são sempre o "peixe miúdo", como possivelmente será o que vai acontecer com o Presidente de Borba.. tem culpa? sim. Mas como ele estão muitos outros (arriscaria centenas) com culpas maiores ou semelhantes.
Bem, e vou ficar por aqui, porque como natural desta região extractiva e como Arquitecto Paisagista teria páginas por escrever sobre este problema aqui na zona...