Mais um mês para a lista de meses secos, parecia tão promissor os primeiros 15 dias e a ultima quinzena acabou por ser a cara de 2017
Estive vários dias sem ligar aos modelos nas não adiantou, continuam más as perspetivas. Pelo que vejo há ainda muita instabilidade (discordância) nos modelos pelo que tendências a mais de uma semana são fantasia. Ora isso ainda me dá alguma esperança...Mais um mês para a lista de meses secos, parecia tão promissor os primeiros 15 dias e a ultima quinzena acabou por ser a cara de 2017
Não sei bem onde postar esta notícia...
Na Nazaré já dizem que esta foi a maior onda alguma vez surfada
Rita Paz
11:03
O surfista português Hugo Vau pode ter realizado um recorde, esta quinta-feira, na onda a que chamam de ‘Big Mamma’. Tinha cerca de 35 metros.
A revelação foi feita por Jorge Leal (membro da equipa do surfista português) através da página de Instagram. “Hoje vi provavelmente a maior onda surfada na Nazaré por @hugovau no maior swell de sempre!”, escreveu na descrição do vídeo.
Em entrevista à SIC, Hugo Vau disse que a equipa esteve sozinha “cerca de três horas na praia do Norte devido às condições adversas” e que houve cerca de cinco ou seis ondas em que tentou entrar, mas não conseguiu devido ao vento.
Vau acabou por surfar aquela que é considerada há sete anos como a “Big Mama”. “É muito grande, muitos surfistas que têm muitos anos de praia do Norte já me disseram que foi a maior onda que alguma vez viram surfar na Praia do Norte”, continuou.
Recorde-se que o recorde mundial pertence a Garrett McNamara que, em 2011 e naquela mesma praia”, surfou uma onda de 23,8 metros.
A onda surfada por Hugo Vau terá chegado aos 35 metros, mas cabe agora ao “XXL Biggest Wave Awards”, uma espécie de Óscar das ondas gigantes, confirmar o tamanho da onda surfada.
http://www.jornaleconomico.sapo.pt/...ta-foi-a-maior-onda-alguma-vez-surfada-258263
Não me lembrei desse tópico. Obrigado. Os moderadores podem por no sitio certo...E assi
Podes postar no tópico apropriado!
Este:
Seguimento Marítimo 2018 (Ondulação, Temperatura água, Praias, etc)
É impressionante como as superfícies frontais se desviam da Península Ibérica.
O bloqueio, que também me afeta, noutra perspetiva
But uncertainty about how hot things will get also stems from the inability of scientists to nail down a very simple question: By how much will Earth's average surface temperature go up if the amount of CO2 in the atmosphere is doubled?
That "known unknown" is called equilibrium climate sensitivity (ECS), and for the last 25 years the UN's Intergovernmental Panel on Climate Change (IPCC)—the ultimate authority on climate science—has settled on a range of 1.5 C to 4.5 C (2.7 to 8.1 degrees Fahrenheit).
Cox and colleagues, using a new methodology, have come up with a far narrower range: 2.2 C to 3.4 C, with a best estimate of 2.8 C (5 F).
If accurate, it precludes the most destructive doomsday scenarios
Sem duvida preocupante. Janeiro “acabou”.nos modelos nada...assusta-me isso, porque ainda precisamos de TANTA água...este Janeiro vai ser pior do que esperava-...
Sem duvida preocupante. Janeiro “acabou”.
Fevereiro entrará seco e passará num instante. Março pode ainda trazer algo, mas trará de certeza a primavera.
Na minha opinião, perante o desequilíbrio reinante, vamos de um extremo ao outro num ápice e quem sabe não nos calha ainda algo. Agora a probabilidade disso acontecer continua a ser extremamente imprevisível e remota. Não acho no entanto que tudo isto seja assim tão diferente dos largos anos passados. Lembro-me quando o Estoril ainda fazia parte do mundial de F1 e muitas equipas aproveitavam o inverno português para testar e preparar o próximo campeonato, precisamente pelos contínuos dias de sol. Terá mudado assim tanto desde então?
Na minha opinião, perante o desequilíbrio reinante, vamos de um extremo ao outro num ápice e quem sabe não nos calha ainda algo. Agora a probabilidade disso acontecer continua a ser extremamente imprevisível e remota. Não acho no entanto que tudo isto seja assim tão diferente dos largos anos passados. Lembro-me quando o Estoril ainda fazia parte do mundial de F1 e muitas equipas aproveitavam o inverno português para testar e preparar o próximo campeonato, precisamente pelos contínuos dias de sol. Terá mudado assim tanto desde então?