Seguimento Meteorológico Livre 2018

• Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
Já não és crente na 'teoria da compensação climatológica'?

Sim, enganei-me @joselamego :D
Vamos ainda ter a compensação destes dias mais secos e Anticiclónicos...
Final de janeiro e início de fevereiro irá dar cartas!

Enviado do meu HUAWEI NOVA através de Tapatalk

Estive à bocado a ver alguns dados que tinha guardado no PC, e deparei-me com dados um bocado "surreais" sobre o ano hidrológico de 2000-2001. Pá! Que saudades de um ano assim...(menos os episódios de morte e destruição desse triste inverno como foi a queda da ponte de Entre-os-Rios).
O SNIRH (Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos) teve uma estação hidrométrica na freguesia de Lamoso, aqui no concelho (não se trata de uma estação de montanha ou parecido - é uma zona urbanizada a aproximadamente 350-375 mts de altitude). Numa zona que eu sempre achei que seria mais húmida do que aquela onde tenho a estação. E parece que os dados o comprovam...
Aqui estão os meses e os totais de cada mês desse ano hidrológico.

3543,4 mm.
Trata-se de um valor muito alto, num ano especial. Esta estação tinha uma média de precipitação a rondar os 1750 mm (já a visualizei há uns anos mas não o posso confirmar agora, pois o SNIRH deixou de disponibilizar os dados).
A estação agrária localizada no centro da cidade de Paços de Ferreira (mais perto da minha estação), por comparação, tinha uma média de 1709,2 mm.

Ó tempo, volta pra trás! :D
Ainda nem 1 ano tinha mas já me falaram várias vezes desse ano, era dias e dias a chover sem parar. É de lamentar a tragédia!!
887.2mm em Março é um valor brutal, mais de 200mm que a média anual desta zona :p
Março, é o meu mês favorito! Tanto pode ser extremamente chuvoso como seco, é um mês de muitas surpresas. O último março chuvoso por aqui foi em 2013 cujo acumulado ficou entre os 200/300mm, estamos a falar de um mês que tem como média nesta zona cerca de 60mm. Se fosse assim este ano, a região sul sempre podia ter um verão mais tranquilo. :D

Última edição:
Ainda nem 1 ano tinha mas já me falaram várias vezes desse ano, era dias e dias a chover sem parar. É de lamentar a tragédia!!
887.2mm em Março é um valor brutal, mais de 200mm que a média anual desta zona
Março, é o meu mês favorito! Tanto pode ser extremamente chuvoso como seco, é um mês de muitas surpresas. O último março chuvoso por aqui foi em 2013 cujo acumulado ficou entre os 200/300mm, estamos a falar de um mês que tem como média nesta zona cerca de 60mm. Se fosse assim este ano, a região sul sempre podia ter um verão mais tranquilo. :D
Estou confiante que este ano o Março vai ser a tábua de salvação !

• Gosto
Reactions: Aristocrata
Estou confiante num março mais chuvoso !

José também estavas confiante para Janeiro... Infelizmente isto não vai lá com "fé" e "confiança", só vai lá com chuva a cair, com fartura e bem distribuída geograficamente, o que para mal dos nossos pecados não tem acontecido.. :(

José também estavas confiante para Janeiro... Infelizmente isto não vai lá com "fé" e "confiança", só vai lá com chuva a cair, com fartura e bem distribuída geograficamente, o que para mal dos nossos pecados não tem acontecido.. :(
Janeiro foi bom a 1 metade...a 2 péssima...fevereiro mais ou menos ..
Marco sim, será o melhor !

• Gosto
Reactions: luismeteo3
Janeiro foi bom a 1 metade...a 2 péssima...fevereiro mais ou menos ..
Marco sim, será o melhor !

Pois, foi boa mas não dá em nada se depois pára como aconteceu. Estava tudo tão bem encaminhado, com os campos a ficarem finalmente com alguma água e os cursos de água a correr e entretanto, vem outra vez o anticiclone para cima de nós. Já não vale a pena ter esperanças em nenhum mês porque já lá vao 5 meses perdidos e restam apenas 2. Tal como já foi referido, para isto ficar bom para o verão teria de chover imenso em ambos.
35.3mm este mês por aqui. Até agora ainda menos que novembro e dezembro. :facepalm: Tirando quinta com 1/2mm, não choverá mais este mês.

Também estavam confiantes que janeiro ia ser um bom mês de chuva e depois acaba por não ser, Março também não vai dar em nada, já não tenho esperanças em mês nenhum e não me venham dizer que isto não é verdade, não tarda nada estamos na primavera/verão e ainda está,os nesta situação, não vamos a lado nenhum! :facepalm:

Estado
Fechado para novas mensagens.