c0ldPT
Nimbostratus
Lol o GFS passou-se Pôs uma surpresinha no final do 1° painel, entrada continental, com precipitação residual como sempre, e no centro-norte.
Passado? Acho que essa imagem esteve, está e estará bem presente nos nossos dias. Obviamente com algumas movimentações mas quem "sofre" é sempre o mesmo (península ibérica) e Açores por vezes (para não dizeres que sou mau)Regresso ao passado (recente)
Passado? Acho que essa imagem esteve, está e estará bem presente nos nossos dias. Obviamente com algumas movimentações mas quem "sofre" é sempre o mesmo (península ibérica) e Açores por vezes (para não dizeres que sou mau)
Mas isso foi o que eu quis dizer, esteja onde ele estiver (sob o golfo da biscaia ou sob os açores), ele estende-se sempre até à PI afetando o estado do tempo.O padrão acima publicado é semelhante ao de Novembro, por exemplo, daí o 'passado recente'.
Já o padrão previsto no ensemble (aquilo é a saída de controlo)...
https://www.meteopt.com/forum/topic...emanas-janeiro-2018.9611/pagina-5#post-651387
... é diferente e tem sido mais ou menos consistente este mês. O anticiclone está mais sobre os Açores.
Mas isso foi o que eu quis dizer, esteja onde ele estiver (sob o golfo da biscaia ou sob os açores), ele estende-se sempre até à PI afetando o estado do tempo.
No Pacífico há um padrão análogo ao do Atlântico. A costa oeste dos EUA é também afetada por um anticiclone semi-permanente sendo seca a sul e muito húmida a norte. Já do outro lado do oceano, o Japão, como a costa atlântica dos EUA, tem um pouco de tudo em termos de tempestades.
Já o padrão previsto no ensemble...
https://www.meteopt.com/forum/topic...emanas-janeiro-2018.9611/pagina-5#post-651387
... é diferente e tem sido mais ou menos consistente este mês. O anticiclone está mais sobre os Açores.
A carta que apresentaste não é a média do ensemble, mas sim a sua saída de controle, ou seja, apenas uma das 51 alternativas que o EPS apresenta. A previsão semanal do EPS até está bastante interessante para as próximas duas semanas, com forte anomalia negativa de temperatura em toda a Península Ibérica.
Viva amigos,
Penso que agora os mais entendidos já saberão dar uma previsão bem certeira para a próxima sexta feira na Madeira.
Principalmente a nível do aeroporto com os ventos, como tenho medo de andar de avião não vinha nada a calhar andar aos abanos de um lado para o outro na aproximação, não me vá borrar todo, caso contrário tenho que levar fralda
Pelo windguru o vento vai começar a aumentar na sexta e piorar no sábado. Se as previsões estiverem certas pelas 15 horas de sexta começa a apertar o vento. De qualquer modo já apanhei cagaços e não estava previsto vento e aterragens suaves quando estava a prever rajadas fortes...Viva amigos,
Penso que agora os mais entendidos já saberão dar uma previsão bem certeira para a próxima sexta feira na Madeira.
Principalmente a nível do aeroporto com os ventos, como tenho medo de andar de avião não vinha nada a calhar andar aos abanos de um lado para o outro na aproximação, não me vá borrar todo, caso contrário tenho que levar fralda