Seguimento Meteorológico Livre 2018

• Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
Regresso ao passado (recente) :D

Rts6QwS.png

• Gosto
Reactions: joselamego
Regresso ao passado (recente) :D

Rts6QwS.png
Passado? Acho que essa imagem esteve, está e estará bem presente nos nossos dias. Obviamente com algumas movimentações mas quem "sofre" é sempre o mesmo (península ibérica) e Açores por vezes (para não dizeres que sou mau) :hehe:

Passado? Acho que essa imagem esteve, está e estará bem presente nos nossos dias. Obviamente com algumas movimentações mas quem "sofre" é sempre o mesmo (península ibérica) e Açores por vezes (para não dizeres que sou mau) :hehe:

O padrão acima publicado (saída de controlo) é semelhante ao de Novembro, por exemplo, daí o 'passado recente'.

cSuychX.png

Já o padrão previsto no ensemble...

https://www.meteopt.com/forum/topic...emanas-janeiro-2018.9611/pagina-5#post-651387

... é diferente e tem sido mais ou menos consistente este mês. O anticiclone está mais sobre os Açores.

Última edição:
  • Gosto
O padrão acima publicado é semelhante ao de Novembro, por exemplo, daí o 'passado recente'.

cSuychX.png

Já o padrão previsto no ensemble (aquilo é a saída de controlo)...

https://www.meteopt.com/forum/topic...emanas-janeiro-2018.9611/pagina-5#post-651387

... é diferente e tem sido mais ou menos consistente este mês. O anticiclone está mais sobre os Açores.
Mas isso foi o que eu quis dizer, esteja onde ele estiver (sob o golfo da biscaia ou sob os açores), ele estende-se sempre até à PI afetando o estado do tempo.

• Gosto
Mas isso foi o que eu quis dizer, esteja onde ele estiver (sob o golfo da biscaia ou sob os açores), ele estende-se sempre até à PI afetando o estado do tempo.

Nada a fazer quanto a isso :D

No Pacífico há um padrão análogo ao do Atlântico. A costa oeste dos EUA é também afetada por um anticiclone semi-permanente sendo seca a sul e muito húmida a norte. Já do outro lado do oceano, o Japão, como a costa atlântica dos EUA, tem um pouco de tudo em termos de tempestades.

• Gosto
Reactions: MipsUc e joselamego
Em 2011, uma vasta comitiva britânica (que incluía entidades governamentais e de protecão civil) deslocou-se à Madeira para estar alguns dias com os "congéneres" locais. A iniciativa passava por verificar in-loco as valências, méritos e dificuldades das entidades madeirenses em lidar com situações ligadas a condições meteorológicas extremas. Na altura, um dos representantes ingleses disse à comunicação social que a razão deste interesse seria prevenir e antecipar problemas semelhantes no Reino Unido no futuro. Segundo o próprio, havia indicações que de entre 40 a 50 anos o clima no sul de Inglaterra podia não ser assim tão diferente do que é hoje o da Madeira, pelo que poderiam deparar-se com problemas semelhantes.

Não querendo levar a discussão para a questão das alterações climáticas, a pujança e persistência do Anticiclones nestas andanças parece algo já previsto (e que poderá ficar ainda mais vincado) a médio prazo, por várias entidades.

Fazendo uma análise de sul para norte em águas atlânticas, verifiquemos o que tem acontecido em termos de incêndios florestais nos últimos anos. Gran Canaria arrasada com 20000ha em 2007. Tenerife arrasada com 20000ha em 2007. La Palma, mais a norte, e uma ilha mais parecida com a Madeira do que as anteriores, arrasada com 4000ha em 2009 e 4000ha em 2016. Madeira, arrasada com 6500ha em 2016...

Parece-me óbvio que a cadência dos fenómenos extremos está a aumentar no Atlântico. Aos Açores vai valendo os grandes índices de humidade que existem no Atântico, não está tão exposto como a Madeira e Canárias que estão ali "border line" com a dorsal africana. De qualquer forma, estes indicadores e a falta de chuva que se têm queixado os açorianos tem que ser seguida com especial atenção.

No Pacífico há um padrão análogo ao do Atlântico. A costa oeste dos EUA é também afetada por um anticiclone semi-permanente sendo seca a sul e muito húmida a norte. Já do outro lado do oceano, o Japão, como a costa atlântica dos EUA, tem um pouco de tudo em termos de tempestades.

@MipsUc não publiquei mais cedo porque o portal esteve com problemas. Para ilustrar o que escrevi (anticiclones semi-permanentes do Atlântico e do Pacífico).

x78FIcB.png

• Gosto
Reactions: joselamego e MipsUc
Já o padrão previsto no ensemble...

A carta que apresentaste não é a média do ensemble, mas sim a sua saída de controle, ou seja, apenas uma das 51 alternativas que o EPS apresenta. A previsão semanal do EPS até está bastante interessante para as próximas duas semanas, com forte anomalia negativa de temperatura em toda a Península Ibérica.

A carta que apresentaste não é a média do ensemble, mas sim a sua saída de controle, ou seja, apenas uma das 51 alternativas que o EPS apresenta. A previsão semanal do EPS até está bastante interessante para as próximas duas semanas, com forte anomalia negativa de temperatura em toda a Península Ibérica.

Aqui foi a de controlo. No tópico da previsão foi a do ensemble a 15 dias (com a particularidade de indicar a localização dos núcleos depressionários das diferentes saídas) -> http://wx.graphics/models/ecmwf/eps_global_cyclones.php

Viste a previsão semanal aqui ou em outros portais? http://wx.graphics/models/eps/eps.php

Última edição:
  • Gosto
Viva amigos,
Penso que agora os mais entendidos já saberão dar uma previsão bem certeira para a próxima sexta feira na Madeira.
Principalmente a nível do aeroporto com os ventos, como tenho medo de andar de avião não vinha nada a calhar andar aos abanos de um lado para o outro na aproximação, não me vá borrar todo, caso contrário tenho que levar fralda :D

Viva amigos,
Penso que agora os mais entendidos já saberão dar uma previsão bem certeira para a próxima sexta feira na Madeira.
Principalmente a nível do aeroporto com os ventos, como tenho medo de andar de avião não vinha nada a calhar andar aos abanos de um lado para o outro na aproximação, não me vá borrar todo, caso contrário tenho que levar fralda :D

É melhor colocar a fralda de prevenção :D

Primeiro, as "más" notícias. Neste momento a previsão é de vento forte na zona do Aeroporto.

Agora as boas notícias. Vento forte, é algo habitual lá. O vento deverá soprar do quadrante nordeste e, portanto, alinhado com a direcção da pista. Abanões pode acontecer em qualquer lado, não tenhas receio.

Viva amigos,
Pelo windguru o vento vai começar a aumentar na sexta e piorar no sábado. Se as previsões estiverem certas pelas 15 horas de sexta começa a apertar o vento. De qualquer modo já apanhei cagaços e não estava previsto vento e aterragens suaves quando estava a prever rajadas fortes...

Estado
Fechado para novas mensagens.