Seguimento Meteorológico Livre 2018

• Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
Improvável que ocorra e não aparenta ter características tropicais mas, ainda assim, uma interessante depressão entre a Madeira e as Canárias.

tempresult_yro2.gif

Vento localmente intenso.

iconeu-14-156_ypw2.png

• Gosto
Reactions: joselamego
É uma grande entrada de ar frio, se acontecer vamos ter belas temperaturas negativas. Mas ainda falta muito tempo e tudo pode desaparecer.

Nesta previsão temos os motores ligados, os que ajudam a chegar o frio continental. Uma depressão com algum cavamento sobre o Mediterrâneo e o anticiclone a norte da Península Ibérica estendendo-se até á Escandinávia. Com isos de -34ºC a 5000m e isos de -8ºC 1500m, não é todos os Invernos e cada vez mais raros, mas com precipitação praticamente nula em Portugal.

BVWFaVR.png

Podia haver surpresas devido a atmosfera muito fria, ou depois de o ar frio por cá andar alguns dias, vir uma frente do Atlântico... mas ainda é muito sedo, já :D ando sonhar.
O ano passado tivemos noites bem frias!
Lembro me de sair do trabalho as 20h e estavam -2°c.

Enviado do meu SM-J500FN através de Tapatalk

• Gosto
Reactions: Thomar e joselamego
Mas não existe a possibilidade de desvios de voos ou cancelamentos, certo ?

Entretanto recebi este e-mail da ANA:

Bom dia, Sr. Marco Pires

Até ao presente momento, não temos qualquer aviso ou alerta de mau tempo.
Com os melhores cumprimentos
DF

Duarte N. Ferreira
Diretor
Airport Manager

DIREÇÃO DOS AEROPORTOS DA MADEIRA
Aeroporto da Madeira
9100-105 Santa Cruz - Portugal
Tel.: +351 291 520 700 (ext. 73010 / 73012)
Tlm.: +351 965 014 631
www.ana.pt

E do IPMA:

Bom dia,

No seguimento da sua mensagem que agradecemos informamos que de acordo com os dados de hoje, para sexta-feira dia 26, está previsto um aumento da velocidade do vento e rajada para a Madeira, sendo que não será suficiente para emissão de aviso de condições meteorológicas, nem aeronáuticas.

Por último, informamos que a ANA Aeroportos é a entidade responsável pela restrição de voos caso entendam necessário.

Cumprimentos

—————————————-

Obrigado pelas informações amigos, eu de facto tenho uma certa fobia mas não vou deixar que isso me impeça de ir onde quero, mas que vou com o coração nas mãos isso é verdade.

O ano passado tivemos noites bem frias!
Lembro me de sair do trabalho as 20h e estavam -2°c.

Enviado do meu SM-J500FN através de Tapatalk
Provavelmente falas da 3ª semana de Janeiro de 2017, quando nevou no Algarve e quase bateram-se records de t.min. no país :) Tudo devido a uma entrada continental, embora bem fraca e seca.

Sendo a direcção dominante Nordeste, é pouco provável que haja cancelamentos. De qualquer forma, é sempre possível que seja necessário alguma espera caso os limites estejam momentaneamente fora dos limites de operação do aeroporto. Se a direcção dominante fosse Norte aí ja poderia ser mais condicionante.

Os pilotos que operam para a Madeira têm muitas horas de operação lá. Por isso, "sit back, relax and enjoy your flight" ;)

Por onde será que anda a tão preciosa "chuvinha", que tanta falta faz no nosso país.
Enquanto não vem a chuva, o melhor que temos agora é o nevoeiro, que mesmo assim deixa uma boa carga de água no solo, e isto já para não falar da precipitação oculta, eu vejo o exemplo disso, apenas numa nespereira que está constantemente a pingar para o chão.
Hoje para mim, foi um dos piores dias de nevoeiro deste Inverno.

Deus me livre de outro inverno assim nos próximos anos! Tive -6.5C aqui... Alcobaça também -6.5C e Tomar -8.4C!

Eu aqui registei -7ºC, e com muitos danos também em árvores e em várias flores de colecçao, por muito que se protegesse as árvores, mesmo assim os danos foram muito elevados.

Improvável que ocorra e não aparenta ter características tropicais mas, ainda assim, uma interessante depressão entre a Madeira e as Canárias.

tempresult_yro2.gif

Vento localmente intenso.

iconeu-14-156_ypw2.png

O GFS começa a ver esta depressão que provêm do Golfo de Cádiz até às Canárias. O mais interessante é que é em combinação com ar frio. Neste momento as cota prevista pelo GFS é de 900 metros. Mesmo que se meta o "factor humidade" de 400 metros em cima, já daria um nevão bem jeitoso nas serras da Madeira. Aguardemos...

Estado
Fechado para novas mensagens.