Infelizmente, e basta olhar para as cartas de pressão do Hem. Norte que o
@Orion colocou, as vertentes orientais das grandes massas oceânicas são o local preferencial para os anticiclones subtropicais "estacionarem". Dessa forma faz realmente parte do clima tanto de Portugal, como da Califórnia, eles andarem a pairar, e ciclicamente vivermos períodos secos, quando o AA está mais a NE do que a sua posição média.
Sempre foi e sempre será assim... O problema é a perspectiva de com o AG uma das respostas ser o posicionamento habitual desses anticiclones "semi-permanentes" passar a ser mais a Norte do que no presente, e portanto estes episódios relativamente espaçados de posicionamento da dorsal sobre a península (e consequentes secas) serem mais frequentes, e claro mais persistentes...
Aliás, é precisamente essa persistência que também está a ocorrer na Califórnia. Se nos queixamos aqui no nosso cantinho, acreditem que por lá a posição, intensidade e persistência da dorsal está ainda muito mais dramática. Experimentem ir ver séries recentes da temperatura na Califórnia. Não é uma região fria por natureza (tirando os sistemas montanhosos), mas os valores actuais são quase "absurdos". Inverno...?
Mais ainda, este fenómeno também parece estar a acontecer com mais recorrência em regiões com clima relativamente parecido ao Mediterrânico, no Hem. Sul, como na Austrália, ou na África do Sul.