Seguimento Meteorológico Livre 2018

• Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
O último SSW ocorreu, se não me engano, em Jan de 2013.

Enquanto que a configuração de Fev, por esta altura, já deve ser familiar a muitos...

zzP9MBN.png

... Março foi tão instável que até a imagem fica esquisita:

R0lcIcC.png

0Y6Boub.png

Mar de 2013 foi um mês extremamente chuvoso. Irá haver repetição? Não se levantem do assento :D

Penso que houve um split do VP deste tipo em Março de 2016, sendo que o resultado foi um Abril frio e chuvoso. Se não estou em erro nas datas...

E mais um bom nevão a cotas médias em Marrocos, para nos proporcionar mais algumas fotos de neve no deserto, para desespero de muitos foristas! :D

Off-Topic: Culpa tem o D. Sebastião de se perder no nevoeiro :D

@rozzo, esta circulação de massas de ar polar, evitando Portugal Continental, é habitual?? Creio que, este ano, estamos com várias situações idênticas...

• Gosto
Reactions: joselamego
Off-Topic: Culpa tem o D. Sebastião de se perder no nevoeiro :D

@rozzo, esta circulação de massas de ar polar, evitando Portugal Continental, é habitual?? Creio que, este ano, estamos com várias situações idênticas...

Mas a massa de ar polar não está a "evitar" Portugal. Estamos "mergulhados" nela....

Não estamos é a ter nenhuma depressão favorável a conjugar-se com a presença dela. E o que está naquelas imagens com muitos aguaceiros no mar em direcção às Canárias e Marrocos não se trata de nada "anormal". É precisamente pela massa de ar polar estar a passar por cima de nós que acontece. Simplesmente sobre Portugal, uma vez que o solo está frio, o gradiente vertical não permite grande instabilidade, tirando estes ligeiros aguaceiros nas horas mais quentes do dia. Sobre o mar quente acontece sim esse gradiente favorável e instabilidade a formar todos esses aguaceiros. Marrocos e Canárias (e Madeira também) estão "simplesmente no caminho"...

Mas a massa de ar polar não está a "evitar" Portugal. Estamos "mergulhados" nela....

Expliquei-me mal :p, mas explicar-te muito bem :thumbsup:. Obrigado.
Só mais "um aparte": caso tivesse havido precipitação em Portugal Continental e os índices de humidade no solo fossem superiores, em vez desta situação de seca generalizada, teríamos mais possibilidade de precipitação nas horas centrais do dia??

Só mais "um aparte": caso tivesse havido precipitação em Portugal Continental e os índices de humidade no solo fossem superiores, em vez desta situação de seca generalizada, teríamos mais possibilidade de precipitação nas horas centrais do dia??

Na teoria sim, aumentaria a humidade disponível.
Mas sinceramente, não sei com que relevância. Provavelmente muito pouca comparada com a dinâmica/sinóptica em si...

Na verdade estamos a ter aguaceiros "ligeiramente convectivos" tanto no Norte (onde há bastante humidade nos solos) como no Sotavento Algarvio (onde a seca é dramática). Portanto parece-me que a percentagem de relevância do que dizes será quase insignificante por comparação com o forçamento sinóptico. Esse sim que está a criar esta ligeira convecção sobre terra, e a convecção intensa no mar.

De qualquer forma, já vi estudos sobre isso, e não é de todo irrelevante, em particular noutros contextos. Penso que poderá ser mais relevante em precipitação convectiva de primavera ou de estação quente, onde existe a chamada "reciclagem" de humidade no solo para alimentar nova precipitação. Mas é um assunto complexo, e tenho dúvidas que mudasse muito no contexto deste episódio... Mas posso estar totalmente errado!

De qualquer forma, já vi estudos sobre isso, e não é de todo irrelevante, em particular noutros contextos. Penso que poderá ser mais relevante em precipitação convectiva de primavera ou de estação quente, onde existe a chamada "reciclagem" de humidade no solo para alimentar nova precipitação. Mas é um assunto complexo, e tenho dúvidas que mudasse muito no contexto deste episódio... Mas posso estar totalmente errado!

Obrigado pela explicação @rozzo .
Sabes, quando te referentes à questão da reciclagem de humidade nas estações mais quentes, pessoalmente tenho reparado que, nos últimos anos e dado o déficit hídrico, é notória nesta região a formação de nuvens de evolução vertical que, depois, pouco ou nenhuma precipitação geram... Não sei se é fiável fazer essa ligação, mas é o que me diz a experiência de vários anos o observar esta situação.

O GFS, está-se a "portar bem" pois já está a meter uns bos aguaceiros para esta sexta-feira, assim como durante vários dias na próxima semana, e que venha ela que tanta falta faz.

Estado
Fechado para novas mensagens.