Dias Miguel
Cumulonimbus
Quando era miúdo, acordei uma vez da sesta que estava a ter com o meu avô debaixo de uma azinheira, enquanto guardávamos o gado, com um "despertador" desses. Felizmente, o que me acordou tinha menos palha...

Quando era mais novo lembro-me também de ter estado no meio de um.Quando era miúdo, acordei uma vez da sesta que estava a ter com o meu avô debaixo de uma azinheira, enquanto guardávamos o gado, com um "despertador" desses. Felizmente, o que me acordou tinha menos palha...Só sei que levei uns minutos desorientado, tal como o gado andou por aqueles campos...
Penso que é mesmo geral, por Portalegre também tenho visto muitas folhas no chão, como se estivéssemos no Outono, não sei se terá sido só o calor extremo a estar na origem disto.Talvez seja devido ao calor extremo. Aqui na minha zona, até estão bem verdes ao contrário do ano passado em que devido à escassez de água devido à seca extrema, foram ficando amarelos e perdendo bastantes folhas a partir de julho, tal como os choupos e outras árvores que estejam habituadas a receber mais água e não tenham as raízes tão profundas. O problema até pode pode ser esse, a tua zona não está tão habituada a altas temperaturas durante muitos dias e as árvores podem logo começar a sofrer com isso...
Tudo sofreu muito com este calor extremo que durou bastantes dias. Normalmente duram 2/3 dias, desta vez foram 5/6 dias com temperaturas sempre acima dos 40°C sendo que grande parte estiveram na ordem dos 45° em alguns locais. Algumas plantas que tenho no quintal também se queimaram, estão à sombra e eram regadas todos os dias. O mesmo posso dizer das oliveiras que são árvores bastante habituadas a isto mas desta vez foi demais sendo que muitas delas neste momento têm muitas folhas amarelas. Tudo aquilo que é extremo faz mal, não são só as trovoadas como se falava há uns tempos atrás. O tempo que está neste momento, é o ideal para tudo.Penso que é mesmo geral, por Portalegre também tenho visto muitas folhas no chão, como se estivéssemos no Outono, não sei se terá sido só o calor extremo a estar na origem disto.
Também tenho reparado que o calor dos últimos dias fez com que algumas uvas tenham queimado.
Pode dar o link do relatório? Deve ser uma média. Este mapa de dia 6 (o último obtido) é mais específico será mais esclarecedor, com regiões a terem 11-20% de água no solo.stress hidrico não se verifica quando os solos estão sem agua nenhuma?
o ultimo relatório do IPMA indica na maior parte do pais um valor entre 21 a 40% de agua no solo, não entendo como pode haver stress hídrico com esses valores, mas posso estar equivocado![]()
Eu tb sinceramente não percebo puto deste incêndio...
Sei que é de grande dimensão mas nem sei qts frentes tem ou para onde se dirige...
Como está "o" plátano? Aguentou-se?Em Portalegre, nos dois grandes jardins que existem na cidade (Tarro e Corredoura), é bem notória a reacção das árvores para evitar a perda de água, atendendo aos últimos dias com mais de 40 ºC. Ainda hoje a minha companheira perguntava-me o porquê desta queda antecipada, pois em certas zonas, parecia que já era Outono.![]()
Stress hídrico quer dizer que a árvore simplesmente não está a conseguir satisfazer as suas necessidades de água de modo a compensar a que perde através das folhas. Até pode haver água no solo, mas em áreas urbanas e altamente impermeabilizadas esses valores não serão certamente assim tão lineares.stress hidrico não se verifica quando os solos estão sem agua nenhuma?
o ultimo relatório do IPMA indica na maior parte do pais um valor entre 21 a 40% de agua no solo, não entendo como pode haver stress hídrico com esses valores, mas posso estar equivocado![]()
Stress hídrico quer dizer que a árvore simplesmente não está a conseguir satisfazer as suas necessidades de água de modo a compensar a que perde através das folhas. Até pode haver água no solo, mas em áreas urbanas e altamente impermeabilizadas esses valores não serão certamente assim tão lineares.![]()
Como está "o" plátano? Aguentou-se?![]()