http://www.ipma.pt/resources.www/do...NHUNkH/cli_20190601_20190630_pcl_mm_co_pt.pdfO mês de junho de 2019 em Portugal continental classificou-se como muito frio em relação à temperatura do ar e normal em relação à precipitação.
O IPMA já põe títulos à Correio da Manhã
Temperatura máxima média de 24,73 ºC é muito frio????
http://www.ipma.pt/resources.www/do...NHUNkH/cli_20190601_20190630_pcl_mm_co_pt.pdf
Essa classificação de muito frio resulta da dimensão da anomalia e não dos próprios valores. Neste caso uma anomalia de -1,23ºC.
Curioso, quando o IPMA coloca no mês tal foi muito quente aí não vejo ninguém a criticar o IPMA, por colocar um título à Correio da Manhã, agora o IPMA colocou um título "Junho foi muito frio" dizem logo que é um título à Correio da Manhã.
Desde quando se pode classificar assim com frio/quente uma anomalia por si???
Não faz sentido nenhum porque a classificação é de temperaturas e não de anomalias!
"O mês de Junho de 2019 foi o 13º mais frio desde 1931 e o mais frio desde 2000", ridículo, menos quente era muito mais apropriado, científica e linguísticamente!
E achas que 24ºC é muito frio??
Ao contrário, era como a média num mês de Inverno ser de 14ºC, ter 15 e tal e depois escrever "O mês foi muito quente"... aí também não estaria nada bem.
Mas, quando comparamos se um mês é excepcionalmente frio, extremamente frio, muito frio, frio, normal, quente, muito quente, extremamente quente e excepcionalmente quente, não é a média que é importante para a classificação do mês, mas sim a anomalia existente nesse mês.
Um exemplo. O IPMA classificou Maio como um mês muito quente, com uma anomalia +2.38ºC e a média foi de 18.11ºC.
Consideras 18.11ºC como sendo muito quente? Mas certo é que Maio foi muito quente e teve ondas de calor mas aí como as coisas estão mais explícitas não há confusão.
Só me parece que as anomalias é que não se podem classificar em "quentes" quando são positivas e "frias" quando são negativas, é um grande disparate, porque o quente e o frio não têm nada a ver com os desvios, mas sim com os valores da temperatura em si.
Eu não entendo essa interpretação da "gota fria" sobre o noroeste da Península Ibérica durar bastante tempo.
Pessoalmente estou contra a atualização das médias. Num cenário em que se perspetiva um aquecimento progressivo, mas não necessariamente linear, a inclusão de anos mais quentes e recentes pode reduzir a anomalia positiva e induzir a malta em erro. 'O planeta já não está a aquecer muito'. Médias muito antigas não têm a validade suficiente. A de '71-'00 parece-me razoável ficando as outras para consulta voluntária.