Seguimento Meteorológico Livre 2019

É bom que a comunicação social não veja isto senão dizem que estamos sob um furacão :D Upper Level Low vista satélite:
Ksd3JFk.jpg

Mera curiosidade: O "olho" da depressão parece estar bem mais a NW do que o GFS indica:
aUiwpKG.gif

Essa posição do núcleo a NW terá alguma influência na posição da massa de ar quente a partir de 4a ou são 2 fenómenos distintos?

Esta carta do GFS não representa as depressões à superfície; refere-se aos 500 hPa (sensivelmente a 5 500 metros de altitude).
Mas a depressão de hoje é em altura.

Olhando ao comportamento das nuvens no satélite quando se desenvolvem verticalmente (e mesmo no radar), o GFS nem parece estar assim tão errado. Aquilo a NW parece um vórtice nos níveis baixos.

• Gosto
Reactions: Gerofil
Peço desculpa pela minha ignorância, será isto então certo? Continua a indicar o núcleo mais a SE embora :confused:
h7wfwXG.gif

Em superfície temos uma baixa pressão no leste da Península Ibérica; em altitude existe ar muito frio (depressão em altitude) que, conjugado por suficiente humidade proveniente do Mar Mediterrâneo, propiciam condições para o desenvolvimento de nebulosidade do tipo convectivo e ocorrência de precipitação e trovoadas no bordo leste, nordeste, norte e noroeste da baixa pressão centrada no leste da Península Ibérica.

Ai sim? Então registou 44ºC num dia, 49 no outro, 54 no outro e 59 no outro? :D (Fora de brincadeiras, obviamente que o único dia que conta para record é o dia que teve a temperatura máxima, mesmo que se sucedam uns aos outros, continua apenas a ser um record num dia) O que está em causa aqui é o facto de ser raro um novo máximo ser 5ºC acima do anterior máximo. Acontece, tal como aconteceu no Algarve, mas não é comum de todo em Portugal.

Edit: Já agora, por favor levem este tipo de conversa para o Seguimento Livre porque já nada tem a ver com o seguimento meteorológico na Europa se começamos a falar de extremos e da frequência destes...

Por acaso, até podia ter sido como tu dizes,no 1º dia 41 e a seguir 44, mas não. Dia 25 com máxima de 44.3ºC e dia 26 com máxima de 41.7ºC, de resto, foram abaixo do anterior recorde de 39.8ºC. :intrigante:

http://www.ipma.pt/resources.www/do...IybpiM/cli_20040101_20041231_pcl_aa_co_pt.pdf

Resumindo, foram só 2 dias, mais excepcionais. :D

Por acaso, até podia ter sido como tu dizes,no 1º dia 41 e a seguir 44, mas não. Dia 25 com máxima de 44.3ºC e dia 26 com máxima de 41.7ºC, de resto, foram abaixo do anterior recorde de 39.8ºC. :intrigante:

http://www.ipma.pt/resources.www/do...IybpiM/cli_20040101_20041231_pcl_aa_co_pt.pdf

Resumindo, foram só 2 dias, mais excepcionais. :D
Mais extraordinária para mim foi a mínima de 32ºC, ainda hoje é recorde nacional. Embora isso se deva em parte ao "sistema" usado na altura: se o IPMA fizesse medições das 0 às 0 h, em vez de fazer das às 9 às 9 h como fazia na altura, a mínima mais alta teria sido de "apenas" 28,6 ºC

Essa posição do núcleo a NW terá alguma influência na posição da massa de ar quente a partir de 4a ou são 2 fenómenos distintos?

Não, esta depressão em altura vai deslocar-se para norte, mas teremos a formação de outra cut off no Atlântico, que se vai deslocar para a zona das Ilhas Canárias e devido a sua circulação, vai traze-nos ar bem quente do norte de África.

Bom dia.

Ora na 3ª feira lá atingi os 27,9ºC de Tmáx.
Ontem a Tmáx já subiu aos 31,9ºC. Bem bom para aquecer a casa. :unsure::dry: O verão tem andado frio...:D
O vento também foi a marca de 4ª feira, principalmente pela tarde\fim de tarde.

Hoje lá temos o céu limpo e o vento a soprar fraco.
E já aquece bem...a caminhos dos "trintas e...".

Tmín: 16,4ºC

Tactual: 30,4ºC
Hr: 46%

E eu sempre a ver é o contrário, se consigo arrefecer a casa... :confused:

Com o tempo abafado que tem estado, não tem baixado de 23-24º, às vezes 25ºC, dentro de casa, o que é demais para nós.

• Gosto
Reactions: RStorm

Com o tempo abafado que tem estado, não tem baixado de 23-24º, às vezes 25ºC, dentro de casa, o que é demais para nós.
O mesmo se passa na minha. Durantes estes últimos dias frescos, a temperatura andou sempre em torno dos 24ºC.
Agora com a chegada deste calor, subiu com toda a força e neste momento marca 27,6ºC... e tenho os estores fechados e as ventoinhas a bombar :wacko:

• Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
O mesmo se passa na minha. Durantes estes últimos dias frescos, a temperatura andou sempre em torno dos 24ºC.
Agora com a chegada deste calor, subiu com toda a força e neste momento marca 27,6ºC... e tenho os estores fechados e as ventoinhas a bombar :wacko:
As ventoinhas não arrefecem o ar, só nos fazem sentir mais frescos pelo "vento" que produzem, mas não vão baixar a temperatura

• Gosto
As ventoinhas não arrefecem o ar, só nos fazem sentir mais frescos pelo "vento" que produzem, mas não vão baixar a temperatura
Eu sei, mas é forma mais barata que tenho para conseguir ter algum "fresco" aqui em casa durante estes dias :D Para ela arrefecer mesmo, agora terei de esperar por dias mais ventosos e frescos :unsure: É o que dá a fachada ser virada a sul... durante o inverno é bom, mas no verão é uma chatice :hmm:

Epá...calma lá que eu estava a brincar.:malandro:
Sabe tão bem ter a casa fresca. Tão bom.

Aqui no rés-do-chão estão 24,8ºC.
No piso superior perto de 25,5ºC.

Para mim é quente mas suportável, basta abrir as janelas a partir desta hora que a casa arrefece um pouco. Aqui é extremamente raro ter uma noite tropical, talvez 1-2 vezes ao ano. Mais é difícil.
A Tmín mais alta deste ano é de 16,6ºC no passado dia 8. Vamos ver se é hoje que tenho maior valor.

A minha casa está a uma temperatura de 26,9°C neste momento, com corrente de ar artificial (Ventilação Manual Controlada - VMC). :)
Já a casa dos pais está a 25,5°C. Apesar de não ter nenhum esquema de arrefecimento ultramoderno, está numa cave. Que sorte! :inocente:

• Gosto