Verdade, e este ano ainda tem sido mais difícil fazer previsões a tantas horas de distância , contudo não deixa ser intrigante o tempo em que o GFS já vai modelando este cenário A cada run vai alternando claro, mais a Oeste, outras a Leste , mas acaba sempre por meter numa das run's diárias um ciclone literalmente em cima do arquipélago do Açores Contudo e como tu bem disseste são fenómenos por muito difícil de modelar e a Leslie ,e mais recentemente o Dorian são bem o exemplo disso mesmo Sem dúvida situação a acompanhar nas próximas saídas,até porque num cenário desfavorável a nível de trajecto em direção ao Açores, as águas estão muito quentes!Parece inacreditável que, a mais ou menos 10 dias de distância, se possa dizer que é praticamente certo que teremos um sistema tropical a afectar os Açores! Recomenda-se sempre imensa prudência, e muitas vezes digo que 10 dias meteorologicamente falando é uma "bola de cristal". Mas este caso tem uma particularidade: mais intenso, menos intenso, mais à esquerda, mais à direita, a 220 h ou a 260 h, é algo que cerca de 95% dos ensembles do GFS mostra, assim como o modelo europeu ECMWF e o GEM! Tal concordância a um distância tão grande é assustadora, ainda para mais tratando-se de um ciclone tropical, sempre muito volátil e difícil de modelar em termos de trajectória e intensidade, como constatado com o Leslie o ano passado no continente.
Há muito tempo ainda e não há necessidade de alarmismos por enquanto, mas é algo que definitivamente deve estar debaixo de olho nos próximos dias. Academicamente falando, estou muitíssimo curioso para perceber o desempenho dos modelos neste sistema: como vai evoluir a previsão nos próximos dias e o que acontecerá na realidade.
Bastante improvável passar pelo continente, pelo menos de forma direta, não se animem já...Seria uma tempestade e peras, primeiro a passar pelo Açores e depois Portugal Continental:
Não seria novidade, apesar de pouco frequente.
Faz-me lembrar o já distante e violento temporal em Fevereiro 1986 ( Ex Furacão Alex) que arrancou bastantes árvores e até destruiu Marquises aqui no Porto:
Também muito violento nos Açores:
https://www.dn.pt/sociedade/interio...s-na-maior-tempestade-dos-acores-4982902.html
A previsão do Mário Marques aponta para um outono seco e ameno no continente, caso se venha a verificar são péssimas notícias!
Até há un ditado que diz:" Logo que Outubro venha, procura lenha" e não esquecer que temos sempre garantido o verão de S.Martinho.Pois segundo li em vários sítios do face já...tudo está encaminhado para entrarmos em marasmo meteorológico já em Outubro... em linha com o que vem acontecendo desde os últimos anos. Esperemos é que Novembro seja diferente.
Em 1988 /89 eu começava a escola já a usar luvas em Outubro...coisas antigas, hoje vêem-se calções em Dezembro.
Em Várzea da Serra, vai ser mesmo um ano péssimo.Vai ser um ano muito mau, para a castanha, mais um...
Já começou o síndrome do outono chuvoso!
Cá para mim, só acredito em previsões a longo prazo se houver estabilidade no tempo, o que não tem vindo a acontecer.
De facto, tudo pode acontecer nesta altura do ano. Não estava nada à espera daquela frente em pleno setembro, e esta poderá ser a primeira surpresa do ano. Aliás, outubro de 2018 até foi chuvoso no Interior Alentejano e Algarve e aposto que ninguém esperava isso em setembro!
Eu tenho uma ajuda ao nível do tempo, que são os canários dos meus pais. Quando vem mau tempo nos dias seguintes, eles costumam parar de cantar. Quando isso acontecer e os modelos não estiverem a dizer nada, é sinal que vai chover e ninguém sabe ainda de nada. Aliás, este método nunca falhou.
Os 30 e tal graus em Outubro que o modelo GFS tem vindo a modelar tem a haver com a possível aproximação de alguma tempestade tropical que se encontra no Atlântico ? Será que vamos ter novamente um Outubro como o de 2017 ?
Os 30 e tal graus em Outubro que o modelo GFS tem vindo a modelar tem a haver com a possível aproximação de alguma tempestade tropical que se encontra no Atlântico ? Será que vamos ter novamente um Outubro como o de 2017 ?