Seguimento Meteorológico Livre 2019

o futuro Lorenzo é enorme... o que coloca grandes problemas de organização do possível ciclone.

normalmente falham.
mas se não falhar, será certamente um grande ciclone.

Parece inacreditável que, a mais ou menos 10 dias de distância, se possa dizer que é praticamente certo que teremos um sistema tropical a afectar os Açores! Recomenda-se sempre imensa prudência, e muitas vezes digo que 10 dias meteorologicamente falando é uma "bola de cristal". Mas este caso tem uma particularidade: mais intenso, menos intenso, mais à esquerda, mais à direita, a 220 h ou a 260 h, é algo que cerca de 95% dos ensembles do GFS mostra, assim como o modelo europeu ECMWF e o GEM! Tal concordância a um distância tão grande é assustadora, ainda para mais tratando-se de um ciclone tropical, sempre muito volátil e difícil de modelar em termos de trajectória e intensidade, como constatado com o Leslie o ano passado no continente.

Há muito tempo ainda e não há necessidade de alarmismos por enquanto, mas é algo que definitivamente deve estar debaixo de olho nos próximos dias. Academicamente falando, estou muitíssimo curioso para perceber o desempenho dos modelos neste sistema: como vai evoluir a previsão nos próximos dias e o que acontecerá na realidade.
Verdade, e este ano ainda tem sido mais difícil fazer previsões a tantas horas de distância , contudo não deixa ser intrigante o tempo em que o GFS já vai modelando este cenário A cada run vai alternando claro, mais a Oeste, outras a Leste , mas acaba sempre por meter numa das run's diárias um ciclone literalmente em cima do arquipélago do Açores Contudo e como tu bem disseste são fenómenos por muito difícil de modelar e a Leslie ,e mais recentemente o Dorian são bem o exemplo disso mesmo Sem dúvida situação a acompanhar nas próximas saídas,até porque num cenário desfavorável a nível de trajecto em direção ao Açores, as águas estão muito quentes!

Edit: Mais uma run, e mais do mesmo!

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
2b3ce88d4d16d544d82753d9551782e5.gif

Última edição:
Seria uma tempestade e peras, primeiro a passar pelo Açores e depois Portugal Continental:

anim_azn7.gif

Não seria novidade, apesar de pouco frequente.

Faz-me lembrar o já distante e violento temporal em Fevereiro 1986 ( Ex Furacão Alex) que arrancou bastantes árvores e até destruiu Marquises aqui no Porto:

archives-1986-2-15-12-0.png

archives-1986-2-16-0-0.png

archives-1986-2-16-12-0.png

archives-1986-2-17-0-0.png

Também muito violento nos Açores:

Capturar.jpg

https://www.dn.pt/sociedade/interio...s-na-maior-tempestade-dos-acores-4982902.html
Bastante improvável passar pelo continente, pelo menos de forma direta, não se animem já...
O que nos vai trazer é calor e possivelmente vento.
PS: perspetiva-se um Outubro quente e seco no continente!

Última edição:
Pois segundo li em vários sítios do face já...tudo está encaminhado para entrarmos em marasmo meteorológico já em Outubro... em linha com o que vem acontecendo desde os últimos anos. Esperemos é que Novembro seja diferente.
Em 1988 /89 eu começava a escola já a usar luvas em Outubro...coisas antigas, hoje vêem-se calções em Dezembro.

A previsão do Mário Marques aponta para um outono seco e ameno no continente, caso se venha a verificar são péssimas notícias!

Pois segundo li em vários sítios do face já...tudo está encaminhado para entrarmos em marasmo meteorológico já em Outubro... em linha com o que vem acontecendo desde os últimos anos. Esperemos é que Novembro seja diferente.
Em 1988 /89 eu começava a escola já a usar luvas em Outubro...coisas antigas, hoje vêem-se calções em Dezembro.
Até há un ditado que diz:" Logo que Outubro venha, procura lenha" e não esquecer que temos sempre garantido o verão de S.Martinho.

Vai ser um ano muito mau, para a castanha, mais um...
Em Várzea da Serra, vai ser mesmo um ano péssimo.
Mas não é por causa da seca.
As fortes geadas de Junho, na região, queimaram as flores dos castanheiros.

Sim, porque Outubro 2005 tb começou muito seco e quente e depois foi bastante chuvoso, quer Outubro quer Novembro!
A partir daí voltou a ser mais seco mas não demasiado!
Ainda estamos no início da época das chuvas e as previsões sazonais ultimamente têm falhado imenso.
Vamos acompanhando com calma!

Já começou o síndrome do outono chuvoso! :lmao:

Cá para mim, só acredito em previsões a longo prazo se houver estabilidade no tempo, o que não tem vindo a acontecer.
De facto, tudo pode acontecer nesta altura do ano. Não estava nada à espera daquela frente em pleno setembro, e esta poderá ser a primeira surpresa do ano. ;) Aliás, outubro de 2018 até foi chuvoso no Interior Alentejano e Algarve e aposto que ninguém esperava isso em setembro! :rain:

Eu tenho uma ajuda ao nível do tempo, que são os canários dos meus pais. Quando vem mau tempo nos dias seguintes, eles costumam parar de cantar. Quando isso acontecer e os modelos não estiverem a dizer nada, é sinal que vai chover e ninguém sabe ainda de nada. Aliás, este método nunca falhou. :lol::surprise:

• Gosto
Reactions: joselamego e ampa62
São os chamados "Canários do Tempo", melhor que o galo do Tempo, provavelmente. :lol:
As aves sabem qdo vem chuva, até pq têm que se abrigar.
Hoje já chove aqui pelo o Oeste e não pensei que fosse cair nada...
Já começou o síndrome do outono chuvoso! :lmao:

Cá para mim, só acredito em previsões a longo prazo se houver estabilidade no tempo, o que não tem vindo a acontecer.
De facto, tudo pode acontecer nesta altura do ano. Não estava nada à espera daquela frente em pleno setembro, e esta poderá ser a primeira surpresa do ano. ;) Aliás, outubro de 2018 até foi chuvoso no Interior Alentejano e Algarve e aposto que ninguém esperava isso em setembro! :rain:

Eu tenho uma ajuda ao nível do tempo, que são os canários dos meus pais. Quando vem mau tempo nos dias seguintes, eles costumam parar de cantar. Quando isso acontecer e os modelos não estiverem a dizer nada, é sinal que vai chover e ninguém sabe ainda de nada. Aliás, este método nunca falhou. :lol::surprise:

Os 30 e tal graus em Outubro que o modelo GFS tem vindo a modelar tem a haver com a possível aproximação de alguma tempestade tropical que se encontra no Atlântico ? Será que vamos ter novamente um Outubro como o de 2017 ?

• Gosto
Reactions: joselamego e Mjhb
Os 30 e tal graus em Outubro que o modelo GFS tem vindo a modelar tem a haver com a possível aproximação de alguma tempestade tropical que se encontra no Atlântico ? Será que vamos ter novamente um Outubro como o de 2017 ?

Tudo dependerá da trajectória e da intensidade do Lorenzo. É demasiado cedo para qualquer definição; tanto pode passar a 500 kms a oeste dos Açores, atravessar o arquipélago, passar entre a Península e os Açores como fazer uma visita a Portugal Continental.

Pessoalmente creio é que esta tempestade irá desestabilizar o AA e permitir a entrada da depressões e frentes de NW. O GFS na run 06 está a delinear isso mesmo. Mas, claro, é demasiado cedo para qualquer prognóstico.
Só acho curioso que, desde há alguns dias, quase todos os modelos colocam o Lorenzo perto de Portugal, seja nos Açores, seja em Portugal Continental. Se assim for, será o 2º ano consecutivo de tempestades tropicais ou furações a afectar no nosso país. É caso para se pensar um pouco e, talvez, começar a pensar em tomar medidas preventivas, antes que ocorram consequências graves.

A pressuposta rota do ciclone que os modelos vão apontando nas previsões de uma possível passagem pelo arquipélago dos Açores , ou demasiado perto do mesmo, em nada tem a ver com a rota que o Ophelia fez em 2017, o Ophelia teve uma rota bem mais a Leste, nomedamente entre o continente e os Açores , contudo tanto o Lorenzo , como o Jerry são dois sistemas a acompanhar dada as previsões da sua rota, principalmente o primeiro , até pela possibilidade de chegar muito próximo do Açores como Major , tal como aconteceu com o Ophelia em 2017 ! Agora ainda falta muito tempo, e resta mesmo acompanhar as próximas saídas, como sabemos em meteorologia , tudo muda em menos de um fósforo, a Leslie mostrou.nos bem como erráticos podem ser este tipo de eventos! As possíveis rotas do Lorenzo, são para todos os gostos! :rolleyes:

sqNLRhS.png

Edit: A run 6z do GFS já tem uma rota do Lorenzo muito aproximada à do Ophelia :unsure: Este seria um cenário já muito idêntico ao 15 de Outubro de 2017, arrastando consigo um forte fluxo de Sul, fazendo a dorsal Africana subir , e deixar Portugal em risco máximo de incêndio!

wqbH4WH.gif

riztU4n.gif

Última edição: