MSantos
Moderação
Tudo dependerá da trajectória e da intensidade do Lorenzo. É demasiado cedo para qualquer definição; tanto pode passar a 500 kms a oeste dos Açores, atravessar o arquipélago, passar entre a Península e os Açores como fazer uma visita a Portugal Continental.
Pessoalmente creio é que esta tempestade irá desestabilizar o AA e permitir a entrada da depressões e frentes de NW. O GFS na run 06 está a delinear isso mesmo. Mas, claro, é demasiado cedo para qualquer prognóstico.
Só acho curioso que, desde há alguns dias, quase todos os modelos colocam o Lorenzo perto de Portugal, seja nos Açores, seja em Portugal Continental. Se assim for, será o 2º ano consecutivo de tempestades tropicais ou furações a afectar no nosso país. É caso para se pensar um pouco e, talvez, começar a pensar em tomar medidas preventivas, antes que ocorram consequências graves.
Com (se ocorrer) este será o 3º ano seguido com perturbações de origem tropical a passarem pelas nossas zonas. Desde 2005 que temos tido animação tropical algumas vezes, tivemos o Vince, 2 Gordon's, o Ophelia, o Joaquin, o Leslie, o Nadine, o Grace e se calhar mais alguns que agora não me lembro.