Seguimento Meteorológico Livre 2019

Acho que o sobreiro até é uma espécie que prefere zonas mais frescas e húmidas do que as que se situam no Baixo Alentejo (Interior).
Em Mértola deveria ser mais comum a azinheira, essa sim, bem melhor adaptada a situações de seca.
mto provavelmente deve ser azinheira sim, mas qualquer forma estavam a morrer...bastantes áreas com árvores doentes e outras secas.

Infelizmente não consigo encontrar o video da reportagem na pagina da rtp, hoje so tem vídeos sobre as eleições.

Última edição:
mto provavelmente deve ser azinheira sim, mas qualquer forma estavam a morrer...bastantes áreas com árvores doentes e outras secas.

Infelizmente não consigo encontrar o video da reportagem na pagina da rtp, hoje so tem vídeos sobre as eleições.

Eu também vi essa mesma reportagem da RTP, e fiquei ainda mais sensibilizado, ao ver o estado em que estão muitas dessas barragens, e como estão os terrenos, feitos em pó.
Hoje mesmo vi vários sobreiros jovens e outros já adultos, alguns já secos, e outros que para lá caminham, e numa zona com lençõl freático baixo, como é a zona do Paúl do Boquilobo.

• Gosto
Reactions: jamestorm
Modelos a adiar a mudança de panorama meteorológico é a nossa triste sina... Não sei vocês, mas este prolongamento do tempo quente e estável, altera-me o humor e o bem-estar... São demasiados meses sem precipitação considerável, AA em modo eterno e calor exagerado para a época do ano...

Sim tb me faz mal, sente-se logo aquele enjoo deprimente...não gosto do calor doentio quando se estende assim para este época do ano. Sou daqueles que se dá melhor com a época mais fria do ano, embora aprecie o sol no Verão. Cada coisa na sua altura.
O meu avô dava-se tão mal com o tempo quente, que até chegava a vomitar e deixava de comer nos dias de grande calor...só bebia água. Era algo fisiológico mesmo.

Quanto à mudança de padrão, na verdade já não acredito que aconteça este mês, mas sim em Novembro.

Modelos a adiar a mudança de panorama meteorológico é a nossa triste sina... Não sei vocês, mas este prolongamento do tempo quente e estável, altera-me o humor e o bem-estar... São demasiados meses sem precipitação considerável, AA em modo eterno e calor exagerado para a época do ano...

Última edição:
  • Gosto
Reactions: Pedro1993
Já viram isto? Impressionante!

As anomalias positivas da temperatura da água do mar nessa área do Pacífico poderão ter contribuído para isso com esses +1,5 ºC... Sempre li que é o "combustível preferido" das tempestades tropicais...

anomnight.10.3.2019.gif

• Gosto
Reactions: algarvio1980

Logo no inicio do vídeo, o leito do rio, mais se parece com um swale, pois é onde as "paredes" são mais acentuadas, esse caudal mais se parece com o de uma ribeira que está quase a secar, ás portas do verão.
Pelo aspecto, não sei esse pouco caudal vai aguentar mais uns dias/ semanas de calor, até que não seque mesmo por completo.

@Aurélio Carvalho, venha ela, que eu cá estou á espera.