Sem comentários.
METEOROLOGIA
Sol é de pouca dura. Chuva chega no fim-de-semana
Nos primeiros dias desta semana, os termómetros vão ascender aos 33ºC nalgumas zonas do país. Mas as temperaturas amenas regressam na quarta-feira e a chuva chega no fim-de-semana a quase todo o território continental.
O bom tempo que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) previu para estes dias
não veio para ficar, pelo menos segundo as previsões do instituto para o início terceira semana do mês.
Na próxima semana,
o IPMA prevê que uma descida de temperatura e a ocorrência de aguaceiros em várias regiões do país de Norte a Sul. Lisboa, Setúbal, Aveiro, Coimbra, Guarda, Leiria, Santarém, Castelo Branco, Évora e Beja:
em todos estes distritos está previsto que chova e em alguns casos as probabilidade ultrapassam os 70%. Faro é a única região que escapa aos aguaceiros, pelo menos na próxima semana.
A chegada da chuva em muitas regiões significará
também uma descida de temperatura, ainda que ligeira. Para este sábado, o IPMA prevê que Lisboa, Aveiro e Faro atinjam os 24ºC (isto depois dos quase 30ºC que se verificaram esta semana), Beja chegue aos 29ºC, Braga e Setúbal os 25ºC e o Porto os 23ºC. Évora chegará aos 30ºC (no domingo as máximas descem para 28ºC).
Em Braga e no Porto, o IPMA prevê que chova já este sábado e domingo, mas as temperaturas deverão estar em linha com o que se verificará nos dias anteriores. O Porto deverá chegar aos 23ºC de máxima (e 15ºC de mínima) e Braga aos 25ºC de máxima (12ºC de temperatura mínima).
No caso do Porto, a chuva deverá persistir pelo menos até quinta-feira da próxima semana. Em Lisboa, o fim-de-semana vai estar cinzento, mas a chuva só vai cair segunda-feira. Braga só deverá chover durante este fim-de-semana.
Antes da chuva, no entanto,
o calor ainda deverá fazer-se sentir pelo menos até esta quinta-feira. Aliás, quatro concelhos dos distritos de Faro, Santarém e Portalegre apresentam um risco máximo de incêndio, de acordo com informação disponibilizada pelo IPMA. Em risco máximo estão os concelhos de Monchique, Castro Marim (Faro), Abrantes (Santarém) e Gavião (Portalegre).
O IPMA colocou também quase 40 concelhos dos distritos de Faro, Beja, Santarém, Portalegre, Castelo Branco, Guarda, Viseu, Vila Real e Bragança em
risco muito elevado de incêndio. Para esta quarta-feira estão previstos períodos de chuva fraca ou chuvisco no Minho, que poderão ocorrer igualmente no litoral a norte do Cabo Mondego até meio da manhã. No continente o céu estará pouco nublado ou limpo, apresentando-se geralmente muito nublado no litoral a norte do Cabo Raso até meio da manhã, nebulosidade que poderá persistir em alguns locais da faixa costeira, em particular no Minho.
https://www.publico.pt/2019/10/08/sociedade/noticia/dias-calor-chuva-nao-tarda-chegar-1889257