joralentejano
Super Célula
Quando falei nisso, referia-me a invernos chuvosos que traziam muita água ao Sul, durante praticamente todos os meses. Falei em Março de 2018, porque apesar de ter sido apenas um mês, trouxe um padrão que em anos anteriores era até comum de acontecer, sendo que em pouco tempo houve várias cheias que normalizaram a situação hidrológica.Abril e junho de 2018, março de 2017, maio de 2016 (o maio mais chuvoso de sempre em Faro!), outubro de 2015 e novembro de 2014 (também este excecionalmente chuvoso no sul). Não nego que tem havido muitos meses com o padrão de "chuvoso a norte, seco a sul", especialmente em 2019, mas não exageremos...
O outono de 2014 foi bastante chuvoso, mas seguiu-se de um inverno bem seco onde o Anticiclone chegou a atingir uma pressão de 1050 sobre a península. Em 2016, o inverno foi resumido a grandes assimetrias na precipitação (basta recuar uns posts), mas a primavera (especialmente Abril e Maio) acabou por ser instável cuja precipitação foi mais democrática.
Em 2017, o inverno foi algo seco, mas não foi dos piores, sendo que a situação de seca acabou por se tornar histórica devido ao seu prolongamento até ao final de fevereiro de 2018.
Ao longo destes quase 5 anos, houve alguns meses chuvosos, é verdade (mal de nós se não). No entanto, principalmente mais para Sul, não há um inverno decente do início ao fim há bastante tempo.