Veremos o que acontece até lá então. Como se costuma dizer, um dia de cada vez e esperemos que, para o bem das regiões mais a Sul, haja mudança nos próximos tempos.
Quanto ao facto do clima estar a mudar, penso que os gráficos de anomalia de temperatura e precipitação ao longo dos meses que o IPMA disponibiliza nos boletins, demonstram bem a frequência cada vez maior de anomalia positiva na temperatura e negativa na precipitação.
Eu sei que foi geral. Visto estarmos a falar principalmente da situação da região Sul, referi-o. 16-17 foi um inverno marcado por algumas cut-offs que duravam 2/3 dias e que favoreceram mais o Algarve (daí a situação das barragens por lá, não ter estado tão crítica nos últimos anos). Quanto ao resto, a situação do Sul é complicada e caso o inverno volte a ser seco, não sei a que ponto irá chegar. O Norte, sempre se vai safando melhor porque nas poucas vezes que o anticiclone deixa chegar alguma coisa ao continente, acaba por render bem como tem sido o caso destes últimos dias.