Uma ciclogénese explosiva não muito longe.
Pronto, pronto, não vou voltar a desconsiderar isto
Coisa raríssima. Surgirem 2 tempestades tropicais tão perto dos Açores com dias de diferença.
Boas,
O gfs e o ecm seguem na sua teimosia, o gfs nem chuva indica para segunda e o ecm indica alguma chuva para todo o país.
Provavelmente precipitação dispersa e pouco frequente.
Após isso teremos diversos sistemas frontais a dar precipitação a norte e centro e talvez alguma coisinha a sul nada de especial.
Veremos o que acontece!!
Eu soube hoje que a barragem desceu abruptamente de nível de uma semana para a outra. ( Não consigo datas exactas) mas obtive a informação de um amigo do trail que corre ali todos os domingos.Eu diria que... "contudo a barragem cá da zona continua a descer(valores históricos!) , pois a gestão da mesma é desenfreada como tudo."
São Pedro tem as costas largas, mas parece-me que o problema maior poderá ser a jusante das barragens, e não só a montante (escoamento). Ou as albufeiras estão vazias por evaporação?
@jonas_87, a albufeira da Mula já esteve pior que isso.
Exemplo:
31/08/1999 cota: 0,39m.
30/09/2000 cota: 0,80m.
Isto é o que deverá chover até ao fim do mês, de acordo com o GFS:
120 a 130 mm no Gerês e 0,2 a 0,5 mm no Sotavento Algarvio. E vá lá que o modelo dá um pouco de chuva, pois podia ser tal e qual como na Andaluzia.
Deixando as brincadeiras de lado, há de facto uma realidade muito preocupante: não chove algo digno no Sotavento Algarvio desde a primavera de 2018.
Este mês deverá acabar com 42 a 45 mm por aqui na Charneca, o que equivale a 65% do valor médio. No Litoral Centro o mês deverá acabar próximo do normal, no Litoral Norte e Minho acima do normal e em pontos da Serra Algarvia deverá acabar nos 70 a 90% do valor normal. Por outro lado, na Costa do Sotavento Algarvio e em pontos do Baixo Alentejo, nem 10% do valor normal terão.
Em suma, outubro de 2019 será parecido a março de 2016, no que toca às anomalias de precipitação:
Precisamos de chuva a sério para hidratar os solos e as previsões só dão chuviscos. Curioso que quando surge a hipótese de alguma Cut-off ou depressão a baixar em latitude são devaneios porque à medida que o tempo passa os modelos voltam à realidade. O início de Novembro não trará grandes novidades... É sempre a adiar!