Seguimento Meteorológico Livre 2019

Há muita malta que faz isso aqui... Para além de posts que deveriam estar nos tópicos das previsões e invariavelmente são "despejados" aqui no Livre. :facepalm:

Eu já desisti há muito dessa luta, tentamos manter o fórum em ordem mas poucos são os que colaboram. Mas quando depois fazemos algo "mais a sério", somos logo recebidos com 7 pedras na mão ¯\_(ツ)_/¯

Pessoal, alguém tem uma ideia do que vai chover em concreto nos próximos 3 dias em Lisboa e Região Oeste?
Vejo muito pouca coisa nos modelos, mas o IPMA promete 100% hipótese de chuva para aqui...5-10 mm??
Não se vê o tal Novembro chuvoso que algumas paginas andam aí a falar.
Talvez entre 10 a 20mm, embora amanhã haja incertezas, pode chover mais que o previsto.
Sei de que página estas a falar.

Há muita malta que faz isso aqui... Para além de posts que deveriam estar nos tópicos das previsões e invariavelmente são "despejados" aqui no Livre. :facepalm:

A partir do momento em que encerraram os tópicos de previsões mensais dos modelos, preferi passar a publicar aqui as minhas anotações, uma vez que acho não fazer sentido transformar o tópico de previsões de curto prazo (3 dias) num tópico de conversa de café interminável... Para isso acho este tópico mais apropriado.

Ainda não percebi: a ex-depressão Rebecka vai ou não vai afetar o sul do país?
É que vi pessoas no Facebook a dizerem que vai e outras a dizerem que não vai. Não entendo. :hmm:

Ainda não percebi: a ex-depressão Rebecka vai ou não vai afetar o sul do país?
É que vi pessoas no Facebook a dizerem que vai e outras a dizerem que não vai. Não entendo. :hmm:

Ainda é bem vísivel no satélite, embora parece estar a perder intensidade:

f3789a629542e24bc061a4f41d4dfeef.png

O ECMWF simula na última saída a passagem de uma linha de instabilidade pelo sul do país durante a próxima madrugada:

5d62caa029c9c10e956131798f7f115a.png

Acumulados interessantes, vamos ver se se confirma.

Ainda é bem vísivel no satélite, embora parece estar a perder intensidade:

f3789a629542e24bc061a4f41d4dfeef.png

O ECMWF simula na última saída a passagem de uma linha de instabilidade pelo sul do país durante a próxima madrugada:

5d62caa029c9c10e956131798f7f115a.png

Acumulados interessantes, vamos ver se se confirma.
E sendo assim é chuva sem grandes problemas associados...

Boa tarde.
A zona do Vale do Sado continua com os terrenos secos como se fosse verão. Nem uma erva verde praticamente se vê. As previsões apontam para a 1ª quinzena de Novembro sem chuva para esta região. E à semelhança dos outros anos, se seguir a tendência, este será o ano pior que 2005! O anticiclone no Inverno é está cada vez mais potente e se ligar ao do próximo verão, estamos condenados!!