Seguimento Meteorológico Livre 2019

Boa tarde.
A zona do Vale do Sado continua com os terrenos secos como se fosse verão. Nem uma erva verde praticamente se vê. As previsões apontam para a 1ª quinzena de Novembro sem chuva para esta região. E à semelhança dos outros anos, se seguir a tendência, este será o ano pior que 2005! O anticiclone no Inverno é está cada vez mais potente e se ligar ao do próximo verão, estamos condenados!!
Nem mais! Como já disse por aqui, se novembro não for chuvoso, este será o pior ano de sempre ao nível da chuva! :surprise: :rain:
Em certos pontos do Algarve já está a ser pior que 2005, o pior ano de sempre. Não entendo é como as notícias simplesmente não falam do assunto. Adotam o assunto da seca como uma coisa normalíssima e que ocorre todos os anos. :facepalm:

Nem mais! Como já disse por aqui, se novembro não for chuvoso, este será o pior ano de sempre ao nível da chuva! :surprise: :rain:
Em certos pontos do Algarve já está a ser pior que 2005, o pior ano de sempre. Não entendo é como as notícias simplesmente não falam do assunto. Adotam o assunto da seca como uma coisa normalíssima e que ocorre todos os anos. :facepalm:

eu não vou todos os anos ao Algarve mas fui este ano uns dias em Setembro e não me lembro de ver tudo tão seco como desta vez...mas foi no algarve interior que mais me assustei...árvores de sequeiro a morrer, tudo murcho ...videiras a secar, desolador mesmo...

A TVI é a única que tem falado qualquer coisa sobre a seca. Continua-se a falar em racionamento no Algarve caso não haja alguma reposição até ao final do ano.

Entretanto vai começar a medição de forças entre o turismo (jardins, campos de golfe e afins), agricultura e abastecimento às populações. Acho que ninguém vai querer ceder...

2005 nem foi assim tão seco no Algarve, outubro/novembro foram muito chuvosos e compensaram em parte o período horrível janeiro-setembro. Na maior parte do Algarve 2004 foi o ano mais seco

tudo o que chova fará com que não se tenha que regar, ou seja, teoricamente não se tem que regar até finais de Março pelo que o gasto será unicamente para fins de fornecimento urbano.

Infelizmente as autarquias não dão o exemplo nessa situação... Por aqui vê-se jardins a regar em pleno dia de chuva :facepalm:
O que vale é que há pessoas que já "despertaram" alguma consciência e começaram a poupar água no seu dia-a-dia.

Boas,
Preparados para mudança súbita após dia de São Martinho??
Incursão gelada de noroeste com aguaceiros e trovoadas e muito vento.
Apesar da incerteza parece ser o padrão mais provável nesta altura!!
Acredito tanto nessa mudança como no Pai Natal lol

Boas,
Preparados para mudança súbita após dia de São Martinho??
Incursão gelada de noroeste com aguaceiros e trovoadas e muito vento.
Apesar da incerteza parece ser o padrão mais provável nesta altura!!

Ainda é cedo mas a acontecer seria mesmo uma mudança de padrão com influência em todo o território. Talvez seja desta...

• Gosto
Reactions: joselamego
Aqui pelo interior norte podemos marcar a segunda quinzena de outubro como o início da estação chuvosa. A partir do dia 13 a chuva tem marcado presença na maior parte dos dias, mas com quantitativos bastante modestos. Os dias de precipitação foram também acompanhados pela descida dos valores de temperatura. A segunda quinzena de outubro foi 5ºC mais fresca que os primeiros 13 dias. O mês de outubro fechou com um total de precipitação da ordem de 80 / 90% da média.

Aqui, aonde eu moro, deu para nascer cogumelos na relva, fenómeno do outro mundo. Está ao sol todo o dia, a relva já não é regada, mas já 2 vezes que nasce cogumelos ficam grandes e bonitos, mas a junta vem apanhar devido ao perigo. :wacko: :intrigante:

Quando nascer a próxima dose a ver se tiro uma foto, quando lembro-me de tirar uma foto quando vejo já foram apanhados. :unsure:

Hummm...não sei porquê, mas uma sinóptica destas e aquela zona do interior alentejano com apenas 10-15 litros\m2. Pouco, muito pouco. Seria só uma regadela superficial e que nos dias seguintes já nem se notaria - nem entrar no solo era capaz.

O importante seria mesmo um sinóptica destas acontecer neste momento :unsure: Dai não ter valorizado muito o acumulado naquela zona do interior alentejano, até porque acredito se tal viesse a acontecer o acumulado seria maior numas zonas do que outras, como é nromal, mas com a precipitação muito mais bem distribuída do que tem sido, e a chegar ao Sul finalmente com alguma intensidade! :pray: O problema é que ainda estamos a 240h do mesmo!

Última edição:
Isso seria um padrão normal, noutros tempos para Novembro, não vejo nada de extraordinário

Não seria extraordinário de facto, mas seria exactamente aquilo que precisamos neste momento!