Seguimento Meteorológico Livre 2019

entretanto aqui continuo eu com os mapas de água no solo :D

e a chuva da ultima madrugada e manhã ajudou e de que maneira na reposição em grande parte do pais, praticamente já não há zonas em PEP (apenas pequenas áreas), o vale do Tejo desagravou e de que maneira, o interior do baixo Alentejo teve uma excelente reposição, e o Algarve apesar de ainda estar em défice, não deixa de ter tido uma melhoria significativa.

já agora e para esclarecer o mapa, a resolução são 16km, pelo que a malha de analise é relativamente larga e não vale apena andar a analisar quadrado a quadrado

5xu9j1l.jpg

entretanto aqui continuo eu com os mapas de água no solo :D

e a chuva da ultima madrugada e manhã ajudou e de que maneira na reposição em grande parte do pais, praticamente já não há zonas em PEP (apenas pequenas áreas), o vale do Tejo desagravou e de que maneira, o interior do baixo Alentejo teve uma excelente reposição, e o Algarve apesar de ainda estar em défice, não deixa de ter tido uma melhoria significativa.

já agora e para esclarecer o mapa, a resolução são 16km, pelo que a malha de analise é relativamente larga e não vale apena andar a analisar quadrado a quadrado

5xu9j1l.jpg

Ainda vais ser crucificado por algum. :lol:

Mesmo com a pouca precipitação no Algarve, o nível tem subido. A evapotranspiração tem sido baixa nestes últimos dias aliada à precipitação, sem dúvida, que o nível de água do solo tem subido embora seja ainda baixo.

Se, por exemplo, chover 15 mm e evaporar 5 mm, fica na terra 10 mm e isso faz aumentar o nível da água do solo, na volta, é quando chover menos e evaporar mais que o nível aumenta. :rolleyes:

Eu ia comentar esse mapa surreal mas prefiro estar calado... Looll
So para não ser repetitivo!!

reclamações ou solicitação de informações:

Instituto Português do Mar e da Atmosfera
Rua C do Aeroporto
1749-077 Lisboa
Portugal

Telefone: +351 218 447 000

Fax: +351 218 402 468

Internet: www.ipma.pt

Emails

Comercial: [email protected]

Informações: [email protected]

metodologia do mapa:

O índice de água no solo (AS), produto soil moisture index (SMI) do Centro Europeu de Previsão do Tempo a Médio Prazo (ECMWF), é disponibilizado para o RUN 00 UTC t+0, ECMWF-HRES, e tem 16 km de resolução. Considera a variação dos valores de percentagem de água no solo (média 0-100 cm profundidade), em relação à capacidade de água utilizável pelas plantas, entre o ponto de emurchecimento permanente (PEP) e a capacidade de campo (CC) e a eficiência de evaporação a aumentar linearmente entre 0% e 100%. A cor laranja escuro quando AS ≤ PEP; entre o laranja e o azul considera PEP < AS < CC, variando entre 1 % e 99 %; e azul escuro quando AS > CC. O mapa utiliza os limites das DRAP (Direções Regionais de Agricultura e Pescas).

Nota: Opa acredita nesse mapa quem quer.. quem não quer como eu desvaloriza o... simples ou não, já mostrei as incoerências ao longo do tempo desse mapa. É dispenso ironias com posts com prints de contactos.
Assunto encerrado.

Quanto ao tempo as próximas semanas pelo menos as duas próximas trarão tempo seco e ameno em linha com as previsões sazonais!!

Basicamente esse mapa de humidade no solo não tem um input real. É baseado no modelo ECMWF supostamente com a precipitação que deverá ter caído no local daí ter muitas falhas. Pelo menos é assim que eu o estou a ver...
Penso que no Norte é que não existem dúvidas ;)

Para mim existe outro fator... Normalmente no Sul vamos ao "PEP" facilmente durante o Verão e as plantas aguentam pois o índice apenas mede a humidade no 1°m de solo. Atualmente a seca é bem mais profunda que isso!
Qualquer das formas, termos índices de humidade entre os 10 e os 20% às portas de Dezembro...Tirem as vossas conclusões .

Neste momento, não vale a pena tirar conclusões sobre previsões a mais de 3 dias, já que há uma grande instabilidade em relação ao tempo. :)
É que este ano temos uma surpresa: a tempestade pós-tropical Sebastien. Há modelos que apoiam o landfall deste em Portugal lá para o fim da semana, e isso traria a nossa amiga chuva (e, possivelmente, um tempo mais chuvoso nos tempos a seguir). :pray: Se o Sebastien for para Norte e fizer landfall nos sítios do costume, teremos tempo anticiclónico em Portugal. :wacko:

Também dispenso ironias com loladas de quem não quis comentar e acabou por comentar com sarcasmos e sem qualquer dado que fundamente qualquer incoerência num mapa divulgado por uma identidade oficial.
Não se acredita no mapa tudo bem, acredita quem quer.
Dizer que é mentira no mínimo e por uma questão de honestidade intelectual mostre-se dados que desmintam o apresentado e não simplesmente argumentario vazio e sem qualquer dado que contradiga o exposto.

Última edição: