joralentejano
Super Célula
Não te baseies na seca meteorológica, que é a única que o IPMA disponibiliza porque isso ilude. Na minha zona a seca está amenizada por umas semanas graças à chuva abundante que caiu na semana passada, mas se o anticiclone permanecer por muito tempo depressa volta tudo ao mesmo. Por exemplo em termos de barragens está praticamente igual, sendo que só se continuasse a chover dessa forma é que isto iria começar a ir para a frente, nesse sentido.gravoso mas não tanto, neste momento não existirá nenhuma parte do território em seca extrema e provavelmente muito pouco em seca severa, a grande parte da seca será moderada
Em grande parte do Alentejo e em todo o Algarve pouco tem chovido e é preciso muito, mas mesmo muito. Em toda a região Sul possivelmente, o acumulado anual ainda nem a 50% da média está e não nos podemos esquecer que os anos anteriores não compensaram. Não me posso queixar muito porque acredito que no Sudeste, a situação esteja mesmo grave. No mapa da percentagem de água no solo, o local onde está instalada a estação de Mértola tem a cor do "PEP" e quanto ao resto do continente, mal de nós se o mapa não tivesse as cores que tem atualmente...