Isso, se o ano passado fosse 2017.
Sim, erro meu
No ano passado o comportamento do anticiclone foi muito diferente.
Isso, se o ano passado fosse 2017.
Boas. Sigo este fórum há bastante tempo e realmente na tua zona chove sempre muitoNão percebo porque duvidas...
Eu não sou a única pessoa desta zona aqui no forum... o que eu digo também dizem os outros. Eu já expliquei a minha localização, quem não estiver de má fé entende!Boas. Sigo este fórum há bastante tempo e realmente na tua zona chove sempre muito
Deve ser da localização geográfica provavelmente, não estou a desconfiar, mas só tenho uma dúvida\sugestão, que é: Já devias ter ligado à empresa de TV para te resolver a situação, não podes estar sempre sem TV cada vez que chove...
Em relação ao tempo, concordo que está uma monotonia exagerada, e que começa a faltar chuva...
Um questão aos mais entendidos:
Qual a razão de um bloqueio anticiclónico desta natureza em pleno inverno?
É que já fui consultar arquivos de invernos passados, e isto já parece uma repetição da mesma coisa, com algumas pequenas variações mas no fundo é quase idêntico:
Frente polar bloqueada e anticiclone pujante em pleno Atlântico quando devia estar deslocado a sul.
Por aqui (130m de altitude) assisti a bem menos. Apenas 9 de Janeiro de 2009 (vários cm de acumulação) e 10 de janeiro de 2010 alguns floquitos penso. De resto aqui na zona costuma nevar aos 300m uns 3 em 3 anos e aos 500m todos os anos, em geral.Os meus registo de neve. A primeira vez que vi cair neve aqui foi a 29 de Janeiro de 2006 e logo com um nevão daqueles. Devido a minha ignorância naquela altura pensei que todos os seguintes Invernos teriam um dia daqueles. Depois vi novamente novamente neve a 10 de Janeiro de 2010. Mas nesse dia nevou com pouca intensidade. Apenas nevou de manhã e quando já estava a querer acumular faltou precipitação. Nesse mesmo dia ainda voltou a precipitação para o final do dia e a temperatura registava 1 grau mas não queria nevar. Penso que já estava em transição o estado do tempo. A atmosfera a nível mais altos com certeza já tinha a temperatura não ideal. Mas segundo me lembro nessa mesma noite nas regiões do interior ainda tiveram belos nevões a cotas baixas. Depois o próximo dia que tenho foi a 27 de Fevereiro de 2013. Nesse dia eu não tenho registo pois estava em Coimbra a estudar mas saíram noticias de estar a querer começar a acumular na A1 na saída para Fátima. Foi um evento de fraca duração. Por fim tenho a data de 27 de Fevereiro de 2016. Nesse dia nevou durante a manhã mas nada de acumulação aqui. Mas segundo soube noutra parte da serra d aire já no concelho de Porto de Mós aí houve acumulação nesse dia. Lembro-me de uma entrada continental bastante fria e seca quando era bastante jovem. Não sei precisar a data mas essa entrada continental durou quase 1 semana e as temperaturas máximas aqui não foram além dos 5 graus e as mínimas iam bem abaixo dos 0. Ouvi relatos pelos habitantes de Fátima que nessa entrada continental houve 1 aguaceiro fraco sobre a forma de neve. Eu não pode confirmar isso pois quando aconteceu estava em Ourém. Para finalizar lembro também do dia bastante frio e chuvoso em que também não sei precisar a data. Só sei que estava na escola e andava no 11º ano por isso já foi á pelo menos 10 anos. Nesse dia bastante frio penso que as temperaturas não foram além dos 5/6 graus. Por volta do meio dia cheguei a ver alguns flocos de neve misturados com chuva.
A posição do antílope como o nome indica devia estar noscacores o que é certo é que nos últimos anos a posição dele tem estado mais a Leste! Aquecimento global!?! Não creio.
O que é certo é que Itália e Grécia saem bem beneficiados com chuva neve vento etc...
Saudades dos invernos de 2009 e 2010
Enviado do meu SM-J500FN através do Tapatalk
Não tem nada a ver com latitude , tem a ver com um único culpado … AA !É o que dá fazer festa antes da hora.
Na minha opinião devia se chamar "Anticiclone Ibérico "(uma vez que ele está mais colado a vós) .
E não vale a pena adiantar previsões até o resto do inverno, até porque já se viu esta mesma situação em anos transatos.
E não é pessimismo. É realismo!
Este inverno, salvo um ou dois eventos de jeito (e é se for) já tem os dias contados.
A latitude geográfica por vezes é tramada...
Um questão aos mais entendidos:
Qual a razão de um bloqueio anticiclónico desta natureza em pleno inverno?
É que já fui consultar arquivos de invernos passados, e isto já parece uma repetição da mesma coisa, com algumas pequenas variações mas no fundo é quase idêntico
Frente polar bloqueada e anticiclone pujante em pleno Atlântico quando devia estar mais deslocado a sul.
Não!
A posição dele nesta altura do ano devia estar a sul dos Açores permitindo assim o deslocamento das depressões e das frentes até ao arquipélago e por conseguinte até o território português.
O anticiclone tem o nome do arquipélago mas o normal é que no inverno se desloque pra sul, daí a minha dúvida que ainda ninguém me conseguiu explicar ..