Não há neve na Serra da Estrela?
Previsão em mesoescala +36 horas:
Não há neve na Serra da Estrela?
Não há neve na Serra da Estrela?
Pouquíssima:
Previsão em mesoescala +36 horas:
Sei que já é um post antigo, mas só para dizer que o inverno de 2016 foi bastante chuvoso (e a primavera que se seguiu também).Verdade...ninguém se enganou no nome, as coisas apenas estão a mudar e uma delas é o comportamento deste anticiclone. O núcleo do anticiclone está por cima do arquipélago mas acaba sempre por bloquear tudo até à Península.Tirando a situação de Março do ano passado, há 5 anos que todo o país não assiste a um inverno digno de chuva. Para isto se recompor o anticiclone teria de ir para sul dos Açores como era costume acontecer nesta altura mas agora, aquilo a que assistimos constantemente é um enfraquecimento do mesmo mas no dia a seguir fortalece-se novamente e empurra tudo para longe tal como aconteceu neste evento e mesmo em termos de chuva, está tudo a ser adiado.
Desculpa ser do contra novamente mas sim, a latitude geográfica é a responsável, uma vez que é nesta zona que o anticiclone subtropical se situa, tal como a Islândia se situa à latitude das baixas pressões subpolares. O maior problema é que ultimamente no inverno a alta pressão tornou se menos volátilNão tem nada a ver com latitude , tem a ver com um único culpado … AA !
Desculpa ser do contra novamente mas sim, a latitude geográfica é a responsável, uma vez que é nesta zona que o anticiclone subtropical se situa, tal como a Islândia se situa à latitude das baixas pressões subpolares. O maior problema é que ultimamente no inverno a alta pressão tornou se menos volátil
Seria considerado normal nesta altura a mesma estar posicionada a sul do arquipélago dos Açores e o que mais se tem visto de invernos transatos é que a tendência é subir pra norte, daí a minha pergunta aos mais entendidos o porquê disso, mas pelos vistos ninguém sabe responder ou adiantar alguma explicação sobre o fenómeno...
Em relação ao anticiclone a verdade é que ele tem mantido uma posição mais a Leste dos Açores, influenciando desta forma mais vezes Portugal e Madeira ..
Na tua zona sim, tal como disse, há 5 anos que todo o país não vê um inverno digno de chuva. Nesse inverno, houve a tal situação dos rios atmosféricos que beneficiavam apenas o Norte e Centro tanto que, chegou-se a ver seca moderada no sul e chuva extrema no Norte. A primavera desse ano foi chuvosa mas não foi suficiente para encher barragens que se não fosse Março do ano passado, não viam aumentar os seus armazenamentos desde 2014 e quando digo isto, falo pela minha região. Como já disse algumas vezes, a realidade de cada zona faz com que as opiniões sejam diferentes.Sei que já é um post antigo, mas só para dizer que o inverno de 2016 foi bastante chuvoso (e a primavera que se seguiu também).
Seria considerado normal nesta altura a mesma estar posicionada a sul do arquipélago dos Açores
Já entendi que percebi mal o que querias dizer, mas eu interpreto a tua frase com o "todo o país" como "nenhuma parte do país teve um inverno digno nos últimos 5 anos", para dizer o que querias dizer eu teria usado "o país todo não vê um inverno digno de chuva"Na tua zona sim, tal como disse, há 5 anos que todo o país não vê um inverno digno de chuva. Nesse inverno, houve a tal situação dos rios atmosféricos que beneficiavam apenas o Norte e Centro tanto que, chegou-se a ver seca moderada no sul e chuva extrema no Norte. A primavera desse ano foi chuvosa mas não foi suficiente para encher barragens que se não fosse Março do ano passado, não viam aumentar os seus armazenamentos desde 2014 e quando digo isto, falo pela minha região. Como já disse algumas vezes, a realidade de cada zona faz com que as opiniões sejam diferentes.
Pronto, fui eu que me fiz entender mal. Obrigado pela correção!Já entendi que percebi mal o que querias dizer, mas eu interpreto a tua frase com o "todo o país" como "nenhuma parte do país teve um inverno digno nos últimos 5 anos", para dizer o que querias dizer eu teria usado "o país todo não vê um inverno digno de chuva"
Edit: Fui rever a situação e parece que tinha uma memória exagerada da chuva que caiu, provavelmente devido à recordação intensa do que caiu nos primeiros dias de janeiro. No entanto, nos mapas do IPMA a chuva parece ter andado pelo menos próxima do normal em todo o lado exceto no Algarve e num ou noutro lugar, portanto em geral foi um inverno digno/decente
Verdade, saída péssima do ECM, ou eu muito me engano ou este mês já pouco ou nada vai chover.Pronto, fui eu que me fiz entender mal. Obrigado pela correção!
Sim, também estive a ver os registos da Barragem aqui da minha zona ao longo desse Inverno/Primavera e de facto até não teve uma evolução muito má. O Alto Alentejo ainda acabou por ser beneficiado nesse ano mas do Alentejo Central para baixo já foi mais complicado.
Quanto ao seguimento meteorológico, o ECM já retirou mais uma vez tudo e assim se vai desperdiçando uma grande oportunidade de termos muita chuva e talvez neve pois desta vez nem com a quebra do vórtice polar este anticiclone desaparece daqui.
Pois é, pois é... montes de meteorologistas e climatologistas ingleses e afins falavam que seria o inverno da Europa Ocidental, espetaram-se todos embora a situação lá para o norte sempre será melhor que neste canto à sombra de um monstro.Verdade, saída péssima do ECM, ou eu muito me engano ou este mês já pouco ou nada vai chover.
Ainda mais estranho do que isso é que enquanto o ECM tem vindo a adiar todos os dias a chuva, tanto o GFS e o modelo chinês estão com a mesma previsão desde dia 18, com a chuva a regressar já nos próximos dias para o Norte e Centro e nos dias 29 e 30 para o Sul do território continental, com acumulados até bastante razoáveis. Sendo este evento (quebra do vórtice polar) algo volátil, penso que só um dia ou dois antes saberemos do que se vai passar, como já tem dito o nosso membro @hurricane, da Bélgica.Pois é, pois é... montes de meteorologistas e climatologistas ingleses e afins falavam que seria o inverno da Europa Ocidental, espetaram-se todos embora a situação lá para o norte sempre será melhor que neste canto à sombra de um monstro.