Onde há anticiclone, há bloqueios prolongados.
Já disseste tudo. Certíssimo! Depois desta
"I rest my case.
É o que eu ando aqui a dizer desde o início, mas parece que houve quem se ofendesse mais pelo termo que usei ao dirigir me ao clima português... Enfim mentalidades!
Quanto aos bloqueios, e falando novamente no caso canadiano porque foi aquele que eu vivi mais de perto, (daí ter feito a comparação das estações definidas daquele país com as "estações" portuguesas) não me lembro das altas pressões criarem bloqueios eternos naquelas latitudes como acontece por aqui. Sim, lá também faz sol e calor mas em nada se compara ao português...
A ideia que tenho é que os anticiclones são muito mais móveis naquelas paragens se fizermos um termo de comparação com o caso português.
E é precisamente por causa da posição do anticiclone dos Açores que em Portugal as estações não são tão notórias como são no Canadá ou em outros locais que não tenham sempre a sombra anticiclónica em cima das suas cabeças..
Em Portugal passa se do Inverno para a Primavera, com muita naturalidade, ou desta última para o Verão sem haver muita diferença, se exceptuarmos as temperaturas.
Um país que tem mais de 3000 horas de sol anuais, não pode ter as suas estações do ano resolvidas.
Com o aumento da temperatura, aliado à presença constante do anticiclone, Portugal vai sofrer graves consequências de falta de água .
O nosso país tem de começar a investir na floresta nativa, na agricultura diversificada, na poupança de água, e valorizar a biodiversidade e o carácter da sua paisagem. Só assim será possível salvar o país nos anos próximos e vindouros de se tornar um deserto....
Aliás, já existem até previsões que a península ibérica pode vir mesmo a transformar se em deserto em 2100 se o clima continuar a ser aquilo que é....
https://www.google.com/amp/s/observ...ar-se-num-deserto-ate-ao-final-do-seculo/amp/