Variável Correlação com a anomalia da pressão de superfície (dados de Dezembro). Comparação das saídas das 0z/12z.
O modelo chinês (CMA) é mesmo mau quando comparado com os restantes a que a malta deste fórum está habituado (isto é para ti @Tonton )
Só é pena que o modelo britânico seja ainda mais opaco que o IFS (ECMWF). É consistentemente o 2º melhor modelo no hemisfério norte e há ocasiões é o melhor em termos globais (devido ao desempenho no hemisfério sul).
Olá Ricardo ,Eu olhando os modelos aquilo que vejo é uma profunda tristeza! Só me vem flashback´s de 2017 à cabeça ! Contudo ainda temos cerca de dois meses para continuar a "sonhar" ! Até ao lavar dos cestos, é vindima Olha lá @joselamego , o ano passado foste tu que sempre tiveste aquele feeling que Março é que ia ser , e foi Este ano ainda não li nada sobre isso! A coisa mantem-se , ou nem por isso?!!
Em 2017 foi preciso chegar a primavera para termos algumas entradas de Norte que inclusive resultaram em neve aos 300m aqui na zona Espero que este ano a coisa mude mais cedo, já é tempo de vir frio e chuva de jeito.Eu olhando os modelos aquilo que vejo é uma profunda tristeza! Só me vem flashback´s de 2017 à cabeça ! Contudo ainda temos cerca de dois meses para continuar a "sonhar" ! Até ao lavar dos cestos, é vindima Olha lá @joselamego , o ano passado foste tu que sempre tiveste aquele feeling que Março é que ia ser , e foi Este ano ainda não li nada sobre isso! A coisa mantem-se , ou nem por isso?!!
Estava só a meter.me contigo Não existem anos iguais, claro! Mas pegando na janela de oprotunidade que o @Aurélio Carvalho falou, o GFS insiste num cenário muito favorável a partir das 84h (dia 15) e prologando o mesmo até ás 384h, e aparentemente com o SUL também ele a ser muito brindado É muito tempo, já se sabe, mas vai dando moral à malta! O chinês já não esta sozinho @Tonton ! Ora vejamos as ditas cartas
84h ás 192h..
192h ás 384h!
Em 2017 foi preciso chegar a primavera para termos algumas entradas de Norte que inclusive resultaram em neve aos 300m aqui na zona Espero que este ano a coisa mude mais cedo, já é tempo de vir frio e chuva de jeito.
Sim mas por aqui também não houve muito mais a acrescentar depois desse evento, apenas algumas trovoadas em Abril e depois disso ficou meses sem chover Péssimo foi, espero que não se repita.Mas por aqui nem a Primavera salvou o Inverno 2016/17! Dos Invernos mais secos que me lembro, só batido por 2005! Esperemos que as previsões a médio e longo prazo se concretizem mesmo, senão poderemos vir a ter um Verão terrível!