Seguimento Meteorológico Livre 2019

qbb3gyq.png

• Gosto
Reactions: joselamego
nRCQAgp.png

Variável -> Correlação com a anomalia da pressão de superfície (dados de Dezembro). Comparação das saídas das 0z/12z.

O modelo chinês (CMA) é mesmo mau quando comparado com os restantes a que a malta deste fórum está habituado (isto é para ti @Tonton :D)

Só é pena que o modelo britânico seja ainda mais opaco que o IFS (ECMWF). É consistentemente o 2º melhor modelo no hemisfério norte e há ocasiões é o melhor em termos globais (devido ao desempenho no hemisfério sul).

Última edição:
  • Gosto
nRCQAgp.png

Variável -> Correlação com a anomalia da pressão de superfície (dados de Dezembro). Comparação das saídas das 0z/12z.

O modelo chinês (CMA) é mesmo mau quando comparado com os restantes a que a malta deste fórum está habituado (isto é para ti @Tonton :D)

Só é pena que o modelo britânico seja ainda mais opaco que o IFS (ECMWF). É consistentemente o 2º melhor modelo no hemisfério norte e há ocasiões é o melhor em termos globais (devido ao desempenho no hemisfério sul).

Eu quero lá saber se o CMA acerta ou não, é preciso é algo que levante o moral das tropas... :lol:

Bom dia
Olhando aos modelos parece existir ali uma pequena janela de oportunidade algures depois do dia 18 Fevereiro ... Enquanto que ao mesmo tempo a previsão mensal do ecm lá se vai divertindo numa mudança de padrão depois do dia 18 com as semanas 18 a 25... 26 A 2 é 3 a 10 Março com precipitação acima da média. Na verdade tem sido assim desde o mês de Dezembro.
Veremos o que vai acontecer .. Mas eu até que já vou começando a gostar deste tempo !

Eu olhando os modelos aquilo que vejo é uma profunda tristeza! Só me vem flashback´s de 2017 à cabeça !:unsure: Contudo ainda temos cerca de dois meses para continuar a "sonhar" ! Até ao lavar dos cestos, é vindima ;) Olha lá @joselamego , o ano passado foste tu que sempre tiveste aquele feeling que Março é que ia ser , e foi :D Este ano ainda não li nada sobre isso! A coisa mantem-se , ou nem por isso?!! :intrigante:;)

• Gosto
Eu olhando os modelos aquilo que vejo é uma profunda tristeza! Só me vem flashback´s de 2017 à cabeça !:unsure: Contudo ainda temos cerca de dois meses para continuar a "sonhar" ! Até ao lavar dos cestos, é vindima ;) Olha lá @joselamego , o ano passado foste tu que sempre tiveste aquele feeling que Março é que ia ser , e foi :D Este ano ainda não li nada sobre isso! A coisa mantem-se , ou nem por isso?!! :intrigante:;)
Olá Ricardo ,
Verdade, no ano passado tive esse feeling
Março terá alguma chuva , mas nada que se compare como no ano passado, infelizmente !

Enviado do meu HUAWEI CAN-L11 através do Tapatalk

• Gosto
Reactions: Ricardo Carvalho
Em 2017 foi preciso chegar a primavera para termos algumas entradas de Norte que inclusive resultaram em neve aos 300m aqui na zona :lol: Espero que este ano a coisa mude mais cedo, já é tempo de vir frio e chuva de jeito.

• Gosto
Estava só a meter.me contigo ;) Não existem anos iguais, claro! Mas pegando na janela de oprotunidade que o @Aurélio Carvalho falou, o GFS insiste num cenário muito favorável a partir das 84h (dia 15) e prologando o mesmo até ás 384h,:malandro: e aparentemente com o SUL também ele a ser muito brindado :D É muito tempo, já se sabe, mas vai dando moral à malta! O chinês já não esta sozinho @Tonton ! Ora vejamos as ditas cartas :)

84h ás 192h..

926psjX.gif

192h ás 384h!

M4PjSGa.gif

:rain::rain:

tnlcox9.gif

8LkMHFc.gif

O engraçado é que a run do ECM também vê alguma coisa a partir das 216/240 h... Mas, sinceramente e como vai o Inverno, creio que não deve passar de um devaneio dos modelos...

Em 2017 foi preciso chegar a primavera para termos algumas entradas de Norte que inclusive resultaram em neve aos 300m aqui na zona :lol: Espero que este ano a coisa mude mais cedo, já é tempo de vir frio e chuva de jeito.

Mas por aqui nem a Primavera salvou o Inverno 2016/17! Dos Invernos mais secos que me lembro, só batido por 2005! Esperemos que as previsões a médio e longo prazo se concretizem mesmo, senão poderemos vir a ter um Verão terrível!

• Gosto
Reactions: joselamego e c0ldPT
Mas por aqui nem a Primavera salvou o Inverno 2016/17! Dos Invernos mais secos que me lembro, só batido por 2005! Esperemos que as previsões a médio e longo prazo se concretizem mesmo, senão poderemos vir a ter um Verão terrível!
Sim mas por aqui também não houve muito mais a acrescentar depois desse evento, apenas algumas trovoadas em Abril e depois disso ficou meses sem chover :unsure: Péssimo foi, espero que não se repita.

Meus caros, estar a aguardar que previsões de modelos a 240 horas se concretizem é tão fiável como enviar um foguetão artesanal em direcção a uma cratera lunar e esperar que lá alune. Nem sairá da atmosfera. Se estamos a aguardar por um Março que salve o desamparo que foi o inverno a Sul, bem podemos sonhar. Os anos não se repetem e o de 2019 não irá, certamente, replicar o de 2018 no que respeita à Primavera chuvosa.

• Gosto
Exato, prever tanto tempo seco, como tempo húmido (de forma segura e fiável), para o resto do mês de Fevereiro, é complicado, imaginem prever o tempo para Março...
Não vamos perder a esperança e vamos ter calma.

• Gosto