Seguimento Meteorológico Livre 2019

0xIrE1G.png


fkswr9b.gif


Em termos 'globais', o padrão da primeira metade do mês até nem foi muito 'anormal'. Com o aprofundamento da anomalia negativa no Atlântico e da positiva na Europa que se verificará nos próximos dias, aí sim, o compósito mensal deverá ficar algo 'extremo'.

Fevereiro é mês (tendencialmente) 'volátil' :D

nAFSTAg.png
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
Na costa sul do Algarve prevêem-se ondas de sudoeste com 1 a 2 metros

Por amor da santa, oh IPMA. Expliquem lá, como o Algarve vai estar em aviso amarelo devido à ondulação de sueste e no vosso comunicado colocam ondas de sudoeste entre 1 a 2 metros. :wacko:
 
Por amor da santa, oh IPMA. Expliquem lá, como o Algarve vai estar em aviso amarelo devido à ondulação de sueste e no vosso comunicado colocam ondas de sudoeste entre 1 a 2 metros. :wacko:

Sim, espera-se levante forte nos próximos dias... O erro está no comunicado.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego
anim_nwb2.gif


-> http://www.ipma.pt/pt/otempo/comunicados/index.jsp

Prevê-se que a depressão KYLLIAN, às 00 TUC de sábado (23 de fevereiro) se encontre centrada em 40.6N 38.7W a noroeste do arquipélago dos Açores, com uma pressão atmosférica prevista no seu centro de 963 hPa, com deslocamento para norte-nordeste, provocando um aumento significativo da intensidade do vento e da agitação marítima em toda a região.
É esperado, para o Grupo Ocidental na tarde de sábado vento médio de sul muito forte a rodar para sudoeste com rajadas da ordem dos 130 km/h; prevêem-se ainda ondas oeste de 7 a 8 metros tornando-se sudoeste de 10 a 11 metros.
Para o Grupo Central e durante a manhã esperam-se rajadas da ordem dos 130 km/h; no Grupo Oriental as rajadas não deverão superar os 100 km/h.
 
Finalmente, chuva à vista para as próximas 150 horas! :viva:
ECMWF_150_PT_APC_pt-PT_pt.png

Para daqui a 240 horas ainda se prevê mais, essencialmente para o Norte, mas também para o Centro.
ECMWF_240_PT_APC_pt-PT_pt.png


O GFS também prevê chuva, mas prevê mais para o Sul do que para o Norte, e certas zonas do interior da Península apanhariam com mais chuva. :surprise:
GFS_192_ESP0_APC.png

Espero que não seja apenas uma miragem e que as previsões se concretizem, pois por esta altura e com a situação atual, qualquer chuva, mesmo fraca, é bem vinda. :)
 
para o caso não me importo nada com a poeira do deserto, sempre ajuda a manter o sol menos intenso e com menos sensação de calor.
se em geral é algo desagradável, pelo menos bloqueia a radiação solar e hoje notei bem isso com temperaturas que não estiveram tão altas como as que estavam previstas.