A falar Nuno Moreira do IPMA na Sic Noticias agora
Resumindo: temperaturas mínimas baixas, normais para esta época do ano, e continuação do tempo seco para esta e a próxima semana.
A falar Nuno Moreira do IPMA na Sic Noticias agora
Sim ele falou que apesar das temperaturas serem um pouco baixas são normais para a época do ano. Ele também falou que a tendência para esta 2 semanas serem secas apesar da ressalva para a 2 semana para o horizonte temporal ser maior. Também falou que a parte sul está em seca meteorológica. Mas fez questão de diferenciar seca meteorológica de agrícola ou hidráulica.Resumindo: temperaturas mínimas baixas, normais para esta época do ano, e continuação do tempo seco para esta e a próxima semana.
Pois...pensei que era só eu que pensava que estava frio para CatanoEstá a referir-se às temperaturas mínimas previstas e à normal climatológica, que para Lisboa no mês de Janeiro é de 8,3ºC.
Como assim? Normais??Sim ele falou que apesar das temperaturas serem um pouco baixas são normais para a época do ano.
Como assim? Normais??
A média mínima de janeiro aqui na Charneca é de 6,4°C. As mínimas têm sido todas 4 graus ou mais abaixo do normal.
Sinceramente, o meteorologista da entrevista é um falso meteorologista, simplesmente não vê as médias.
Peço desculpa a todos os do fórum se eu insultei alguém, por ter dito mal do meteorologista. No entanto, não cometerei mais este erro que cometi.Desculpa, mas esse comentário é totalmente descabido. E até um pouco insultuoso para o profissional em questão.
Convém pensar um pouco antes de certas opiniões...
O que é uma média? É o valor esperado SEMPRE? Ou a média dos valores, independentemente da sua variabilidade? Para alguma coisa existe a medida do desvio-padrão também em estatística, para complementar a média.
Pela tua lógica, se a média da Charneca em Janeiro é 6º, todos os dias que não tenham 6º são anormais?
Que eu saiba, uma variabilidade grande faz parte do nosso clima, em particular nos meses de Inverno, em que tanto há períodos frios, mais próximos dos 0, como períodos quentes, mais próximos dos 10º, e daí a média disso tudo acabar nesse valor que referes.
Se fosse um clima onde não há variabilidade de temperatura quase nenhuma (como nos trópicos p.ex), uma mínima 4º abaixo da média era um bocadinho anormal talvez, pois nessas zonas o desvio padrão ou variabilidade são muito baixos.
Num clima como o nosso, das latitudes médias, feito de "altos e baixos", não tem nada de anormal.
Sim, é abaixo da média, mas não, não é anormal.
No nosso clima... "anormal" seria ter um mês em que a temperatura fosse sempre muito próxima dos valores da média, sem desvios ou variabilidade.
Rozzo, como o Toby escreveu, isso das superfícies não é verdade: o ar arrefece mais depressa do que as superfícies sólidas.
Agora, não se pode esquecer o princípio dinâmico de que o ar frio desce e o quente ascende, e, por isso, junto ao solo e mais ainda em vales / depressões de terreno (em que o ar fica "encaixado" quando não há vento), haverá sempre mais concentração de ar frio.
Movi para o Seguimento Livre, para não complicar o tópico onde estava.
O ar tem uma inércia térmica maior do que outras superfícies, e a água ainda maior (daí maiores amplitudes em massas de ar mais seco, e obviamente amplitudes muito pequenas em massas de água). Isto não está incorrecto.
Aqui está uma lista de valores do calor específico de vários materiais (quanto maior o calor específico, mais "difícil" impor variações de temperatura a esse material):
http://fep.if.usp.br/~profis/experimentando/diurno/downloads/Tabela de Calor Especifico de Varias Substancias.pdf
Por este motivo sim, obviamente as maiores variações de temperatura dão-se nas superfícies, e quanto mais afastado do solo, menor a variação da temperatura do ar, pois menos efeito direto sofre dessas variações "impostas" a partir do solo.
O que referem, do ar frio descer, efeitos de depressão/vale, é outro assunto completamente diferente. Relevante sim para este assunto dos locais de inversão, mas são duas coisas completamente distintas, que se podem ou não complementar.
Rozzo, não percebo quando dizes que o ar tem a maior inércia térmica, quando os gases têm a menor capacidade de conservação de calor, logo são os que arrefecem mais depressa....
Quanto ao afastamento do solo, parece-me que apenas tem a ver com o princípio dinâmico do ar frio descer - já que, quanto mais junto ao solo, mais frio estará concentrado (e não por se "imporem variações a partir do solo"), enquanto o ar menos frio se manterá mais acima...