Seguimento Meteorológico Livre 2019

O padrão sinóptico, graças a algum bloqueio a norte da península, está "teoricamente" bom para a ocorrência de cut-off's, e portanto seria expectável alguma convecção interessante nas próximas semanas.
Vale o que vale, pois a secura é muita, e convecção de Primavera é sempre uma lotaria. Será improvável ocorrência de precipitação muito generalizada que reponha água no continente todo de forma relativamente uniforme... Ainda assim, as previsões actuais, e o "lógico" com o padrão que temos, é que a zona mais beneficiada seja o Sul, também a mais necessitada. Não resolverá tudo, nem pouco mais ou menos, não está garantido, nem de perto, mas pode ser que minimize um pouco os problemas de escassez de água pelo menos em algumas regiões.
 
RVHEzxt.png


pbyZ97x.gif


Compósito deste ano (até dia 22), tendencialmente desfavorável para o continente.

Bem que gostaria de opinar sobre a precipitação dos Açores mas como é infelizmente habitual está-se no final de Março e não há nenhum boletim.
 
cEJgFfA.gif


Como escrevi da última vez que publiquei este tipo de carta, o anticiclone está mais sossegado do que a média. Inevitavelmente isto aconteceria.

Na Primavera por vezes surgem cut-offs. É esperar para ver.

gfs-0-180_ykq4.png


gfs-0-300_hqg9.png
 
  • Gosto
Reactions: StormRic e RStorm
Encontrei este testemunho sobre o rio Tejo. Apesar de ser de 2017, estou sem palavras :facepalm:

Ainda agora estava dar nas notícias que o rio Tejo, leva uma caudal mínima, onde até em alguns sítios é praticamente possível atravessá-lo a pé, com água pelos tornezelos, isto na zona de Mação e Abrantes, e com cosequencias muito negativas para toda a biodiversidade, para o repovoamento de peixes, que não conseguem subir para desovar.

Espanha e a falta de chuva transformaram o rio Tejo numa ribeira (que se atravessa a pé)

https://www.tsf.pt/sociedade/ambien...a-ribeira-que-se-atravessa-a-pe-10720449.html
 
O GFS, está novamente a colocar precipitação para o dia 31, agora resta saber se irá mesmo chover ou se será só para dexar as pessoas ansiosas e malucas da cabeça.
 
O GFS, está novamente a colocar precipitação para o dia 31, agora resta saber se irá mesmo chover ou se será só para dexar as pessoas ansiosas e malucas da cabeça.

Tudo muito incerto ainda ... Pois depende da posição da depressão ... Está RUN e próprio ensemble não foram muito favoráveis no que toca ao ecm!!
Veremos o que vai acontecer!!
 
  • Gosto
Reactions: belem e Pedro1993
É incrível como, em apenas 4 dias, as quintas da Península de Setúbal deixaram de estar verdes e passaram a ser searas, isto em março!! É normal isto acontecer em inícios/meios de maio, não a meio de março! Na parte leste da Península (Pinhal Novo, Pegões) está tudo amarelo e a secar rapidamente! Sim, isto tudo em apenas uns dias. :eek:

Os níveis de água no solo superficial estão a descer consideravelmente. Felizmente, aqui na Margem Sul estamos abrangidos por um lençol freático que, felizmente, tem a sua exploração bem protegida. :)

A situação também não está nada favorável para a maior parte do país. Só os algarvios e os do "Baixíssimo" Alentejo é que podem estar mais "descansados", pois até 1 de abril deverá ocorrer chuva, podendo acumular até 10 mm em Monchique e até 2 mm no Sotavento. No resto do país, nas próximas 162 horas, só se prevê chuva para o Interior Norte. :angry:
ECMWF_156_PT_APC_pt-PT_pt.png