Muita gente em Portugal tem uma mente completamente simplista nos dias de hoje, que só pensa na praia o ano todo. Desde que tenham água a sair da torneira, está tudo muito bem.
Pedir às pessoas para racionalizar o consumo de água é o mesmo que pedir a uma parede para falar, simplesmente não dá. Nós aqui no Sul da Europa não temos uma organização coletiva: temos muito a mania do "seja o que Deus quiser".
Nos dias de hoje, se ocorresse um verão com temperaturas abaixo do normal, cairia o Carmo e a Trindade. Aconteceu isso em julho do ano passado, e vimos o que foi para aí nas notícias. Se ocorresse um dezembro com temperaturas acima do normal, como o de 2015, talvez ninguém reclamasse.
Não é de admirar que isto da seca não seja falado sequer nas notícias. Há dois meses atrás, o IPMA publicou uma coisa sobre a seca no país, e houve logo uma pessoa a reclamar que não era possível pois tinha chovido muito no Norte e que estava tudo verdinho. É verdade que este inverno/primavera foi enganador, pois nos dias em que choveu o acumulado foi generoso, no entanto houve muitos dias pelo meio em que não choveu.
Se a água fosse mais cara, talvez as pessoas pensassem duas vezes antes de ligar a torneira sem parar. Somos uma família de 4 não pagamos mais de 15euros por més de agua.