Aurélio Carvalho
Cumulonimbus
Algo não está a bater certo no seu raciocínio.. não sei se foi engano ou distração, mas as minhas definições de barragem e albufeira não são bem iguais às suas.
Barragem é a infraestrutura construída para "barrar" o curso de água. Ou seja, é o elemento construído.
Albufeira é o elemento de água que a barragem "barrou".
Desta forma, qualquer barragem apresenta uma albufeira. A barragem do alqueva tem a albufeira do alqueva, tal como a barragem do monte da rocha tem a albufeira do monte da rocha, e assim sucessivamente. Assim, as barragens não têm mais ou menos água, mas sim as albufeiras
P.S. Referir ainda que são muitas as albufeiras no Alentejo abaixo dos 50%, ao contrário do que anteriormente referiu. Para além destas albufeiras, existem muitas outras pequenas represas e charcas de forncecimento ao gado e rega que estão praticamente secas.. nem todas as produções recebem água das grandes barragens, outras mais pequenas têm as suas formas de aprovisionamento, e a situação infelizmente não é a melhor para estes pequenos agricultores.
Sim foi mera distracção minha.. Eu sei o que é uma barragem e a respectiva Albufeira... Só que troquei me!!