O que explica a formação deste sistema ao largo de Portugal?
Cada caso é um caso, e já houve mais sistemas similares no passado, vários deles nem foram seguidos pelo NHC. Este chama mais a atenção por o NHC o ter seguido, e por ter o "declarado" subtropical mesmo "aqui à porta". Na verdade sempre pareceu que devia ter sido declarado 1ou 2 dias mais cedo.
Seja como for, sim, parece haver uma tendência para mais sistemas tropicais ou subtropicais na nossa região. Os últimos anos têm sido animados.
Não é de espantar, uma vez que sistemas tropicais se alimentam de águas quentes, e naturalmente a faixa de SST favorável a sistemas tropicais vai avançando para norte, ao ritmo do aquecimento global. De qualquer forma, ainda estamos muito longe do ambiente favorável a sistemas puramente tropicais.
Dá sensação que boa parte destes casos recentes está muito relacionada com estes sistemas híbridos, e/ou com sistemas que nem tiveram génese tropical, mas sim que as adquiriram por outras razões.
Isso geralmente ocorre quando depressões relativamente bem organizadas, (mas que não chegariam a lado nenhum devido à falta de "fuel" por ausência de temperatura oceânica elevada) se cruzam com cut-off lows, podendo em condições ideais gerar estes sistemas híbridos. Estes são parcialmente alimentados por processos mais tropicais nos níveis baixos, que embora sozinhos sejam insuficientes são compensados pelo ar frio em altitude, mantendo o sistema.
Ocasionalmente, com alguma "sorte" podem acabar por fazer a transição para sistemas totalmente tropicais, como o Vince por exemplo.
A nossa região oceânica é por natureza favorável à ocorrência de cut-off lows (extra-tropicais). Não sei se estarão a haver mais ou menos, mas de qualquer forma, o tal aumento e expansão de SSTs elevadas para norte aumenta a probabilidade de estas "coincidências" necessárias à ocorrência deste tipo de transições acontecer.
Além claro de expandir também para norte a área minimamente favorável aos sistemas puramente tropicais vindos de baixas latitudes sobreviverem antes da sua dissipação ou extra-tropicalização.