Seguimento Meteorológico Livre - 2020

• Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
Para quem está desesperado com este "mau tempo" / Outono antecipado parece que o bom tempo vem a caminho e por tempo indefinido.
Aproveitem os pingos dos próximos dias, menos, quanto mais a sul.

É verdade que os modelos preveem isso mesmo, mas o GFS hoje mudou radicalmente a previsão para além das 150/180 h, pois esteve constantemente a prever a descida de latitude do anticiclone dos Açores e a entrada de depressões pelo NO da península. O ECM apresenta estabilidade até dia 1 de Outubro,, mas o IPMA na previsão de 10 dias incrementa a probabilidade de precipitação (quando ontem dava valores perto de 0%).
Ahh e não podemos esquecer que estamos em fase de Equinócio e os modelos de médio/longo prazo não se dão bem com esta fase do ano ;)

Eu tinha o feeling de um Outubro molhado, mas a previsão sazonal veio esfriar isso. Os últimos Outubro têm sido bem secantes. :evilmad:

Continuo a ter essa esperança, até porque tivemos o Alpha e teremos alguma precipitação hoje, amanhã e quinta (infelizmente não agrada a todos), enquanto nos últimos Setembros têm sido seco a muito secos. Quem nos derá ser como em 2014, o que deu abertura a um Outubro chuvoso.

Continuo a ter essa esperança, até porque tivemos o Alpha e teremos alguma precipitação hoje, amanhã e quinta (infelizmente não agrada a todos), enquanto nos últimos Setembros têm sido seco a muito secos. Quem nos derá ser como em 2014, o que deu abertura a um Outubro chuvoso.

As previsões sazonais estão viciadas, eu cá não acredito num Outubro seco em toda a bacia do Mediterrâneo como mostra NOAA, nem uma cut-off cai em Portugal, na Espanha, Itália ou Grécia é absurdo e ainda mais com anomalia negativa na Gronelândia, Islândia. :lol: :D

euPrecMonInd1.gif

A imagem pode ficar descontextualizada nos próximos dias, dado que fiz cópia do link da imagem, fica o aviso. :D

As previsões sazonais estão viciadas, eu cá não acredito num Outubro seco em toda a bacia do Mediterrâneo como mostra NOAA, nem uma cut-off cai em Portugal, na Espanha, Itália ou Grécia é absurdo e ainda mais com anomalia negativa na Gronelândia, Islândia. :lol: :D

euPrecMonInd1.gif

A imagem pode ficar descontextualizada nos próximos dias, dado que fiz cópia do link da imagem, fica o aviso. :D

Sou também dessa opinião, ate porque se a previsão da temperatura, indica anomalia negativa é porque estarão condições propicias para a instabilidade. Não acredito em circulação de ar frio desde a Europa, até porque não acho que esteja assim tanto frio instalado no Velho Continente

Paulette vs Leslie...

Quem se lembra disto?

aYxukbF.png

Não consegui igualizar os mapas por isso vai estático...

Leslie, trajeto:

rHQSkIP.png

Paulette, trajeto:

fKWlUsb.png

Os 2 ciclones tiveram mais ou menos o mesmo trajeto entre os Açores e a Madeira mas tiveram 2 fins diferentes. Os dois ciclones tinham diferentes intensidades mas um lá conseguiu arranjar condições para fazer a violenta transição para extratropical.

r3ebJ00.gif

Bom isto até a primeira dezena de Outubro não me parece lá muito promissor, num mês de Setembro que no geral foi bastante seco e quente.
Aqui mais concretamente a sul não me surpreende pois normalmente a chuva chega lá para meados da feira de Faro!
Quente, sim. Agora seco? Especialmente tendo em conta os últimos setembros, parece-me ter sido um mês perfeitamente normal

Paulette vs Leslie...

Quem se lembra disto?

aYxukbF.png

Não consegui igualizar os mapas por isso vai estático...

Leslie, trajeto:

rHQSkIP.png

Paulette, trajeto:

fKWlUsb.png

Os 2 ciclones tiveram mais ou menos o mesmo trajeto entre os Açores e a Madeira mas tiveram 2 fins diferentes. Os dois ciclones tinham diferentes intensidades mas um lá conseguiu arranjar condições para fazer a violenta transição para extratropical.

r3ebJ00.gif
Qual a razão para a previsão dessa curva estranha?

Boa tarde/ noite!
Céu nublado, com abertas, a chuva teima em não cair.
Já se nota os dias mais frescos com a entrada do vento de N/NO.
T-17.6ºC
HR-72%
D.V- N/NO
V.V- 6.1kph

• Gosto
Reactions: joselamego e Aine
Lembro/me bem desses Outubros aqui em Alenquer, nós miúdos dos anos 80 íamos pra a primaria no inicio Outubro já com bastante agasalho: casacos e mts vezes gorro... O tempo de praia já estava bem longe nessa altura - hoje em dia há mta gente a continuar a ir para as praias em Outubro. Pelas vindimas vinha sempre chuva e trovoadas (os tractores tinham mts vezes problemas com a lama ) e depois Outubro era já um mês com frio. Saudades desse tempo antes das alterações climáticas.

Nos próximos dias iremos ver quem levará a melhor. Se a previsão do GFS se concretizasse, iriamos ter um início de Outubro bem molhado, época ideal para começar a recuperar os recursos hídricos. :thumbsup:
Um pequeno aparte: este ano, com estes primeiros dias de chuva, por alturas do S. Mateus, faz-me recordar a minha infância. Chovia sempre perto do dia 19/20 de Setembro, mantinha-se durante uns dias e depois regressava a estabilidade até à entrada para a escola, que normalmente ocorria nos prímeiros dias de Outubro. Quando recomeçavam as aulas, voltava a chuva e algum frio típico do Outono. Era ideal que, neste ano, essa dinâmica regressasse :)