jamestorm
Cumulonimbus
É impressionante como as alterações climáticas vieram retirar tanta chuva precisamente em Outubro, penso que seja o mês que esteja a ser mais afectado ...os ultimos te tido chuva mto abaixo do normal.
Por aqui, até agora, levo 265 mm em 2020, perfeitamente dentro do normal, se continuar assim no trimestre que falta e basta fazer a média para acabar ligeiramente acima da média, portanto até agora tudo normal.
A chave está no Inverno e não no Outono basta uma cut-off ou algo mais intenso para termos a média, tem chovido menos porque tem existido menos convecção principalmente no mês de Dezembro..
Odeleite perdeu no trimestre JJA 2020 14.78% e JJA 2019 16.34 %, entre 2020 que foi o pior Verão em termos de turismo no Algarve e o ano passado em que foi o melhor ano de sempre em turismo, só existir uma quebra de 1.56% em termos de consumo é muito pouco, afinal o turismo não gasta assim tanta água como querem pintar...![]()
Concordo plenamente! Matemática simples, mesmo com alguma margem de erro, não foge muito da realidade. São os relvados e os jardins "azotados" que levam todos os dias com água para manter aquele verde carregado mesmo com plantas "eficientes" pelo meio. Entre isso e abacates não sei qual o pior "monstro" sugador...se 1ha de jardim com aspersores promovidos por marcas do "Ocidente Atlântico" ou 1ha de abacates promovidos por marcas do "oriente desértico" ?Claro que não!
Continuo a defender que o principal consumo de água no Algarve, além das fugas e desperdícios, está na rega dos relvados que nos fazem pensar que estamos no norte da Europa, mas com 30 e muitos graus e noites tropicais.
Vamos a contas simples:
A evapotranspiração no Algarve, de Junho a Setembro deve andar nos 800mm.
O que significa que no mínimo, precisamos de 800l/m2 para manter 1m2 verde nos meses de verão no Algarve.
Traduzindo em hectares, temos: 8000m3 por hectare.
Se multiplicarmos isso por todos os hectares de relva que existem no Algarve (rotundas, jardins, campos de golfe, etc)... Talvez fiquemos a perceber que tudo o resto afinal não é assim tão significativo.
Abordei esta questão aqui, mas ninguém soube responder.
Penso que está enganado, a Bélgica (IRM) usará os mesmos nomes que Portugal, França, Espanha.
Leste/interpretaste mal. A Bélgica tem os mesmos que nós, PB tem diferentes.
Penso que está enganado, a Bélgica (IRM) usará os mesmos nomes que Portugal, França, Espanha.
Bélgica (IRM) e Países Baixos. Vizinhos com listas diferentes.
IM Berlim... nomes das próximas depressões (não só tempestades)...
![]()
estás a escrever exactamente o que eu escrevi, por isso não compreendo o teu argumento.
Acho que vamos ter NAO -
Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
Deram-se ao trabalho de ver a figura que o @Orion colocou e o que está lá representado?
Caso não tenham reparado, caíram na "armadilha" fácil que ele colocou.
Obviamente o comentário associado àquele post foi uma ironia... Uma crítica a quem espera que AG apenas seja sentido em eventos catastróficos, e ignora que na maior parte das vezes estamos a falar de efeitos importantes a longo prazo, como o apresentado.
Na verdade... Também é dispensável tornarmos este tópico num local de ironias. Quando chegamos a isso, é sinal que a discussão vai bastante mal... A ideia é fornecer informação científica credível, e figuras e gráficos didáticos.
Mas caramba, dêem-se ao trabalho de ver o conteúdo com olhos de ver antes de lançar as granadas do vosso lado da barricada.....