Aproveitem bem estes dias de chuva até terça-feira porque a partir de quarta o anticiclone reinará de novo, com o regresso do sol e do calor e a ISO 10/15 presente em praticamente todo o território. E pelo menos até ao dia 20 poucas possibilidades haverá de chover.
Li aqui algures no fórum de que ia haver NAO negativa a partir da próxima semana e que este mês de outubro teria anomalias negativas nas temperaturas. Pois bem estes dois parâmetros parece que vão falhar é redondamente...
Em primeiro lugar, NAO negativa não significa obrigatoriamente muita precipitação. Um bom exemplo disso é o inverno 2018/19 em que predominou a NAO negativa em toda a Europa mas cá no nosso burgo e na península ibérica foi dos invernos mais quentes e secos de sempre.
Quanto às anomalias negativas nas temperaturas em outubro para o nosso território, parece que os próximos dias (a partir de quarta-feira) e mesmo semanas tratarão de desfazer esse parâmetro, com a ISO 10/15 presente em todo o território. Lembro-me igualmente de que os modelos previam o último mês de maio também um mês fresco com anomalias negativas nas temperaturas, a contrariar a tendência dos anos mais recentes. E no fim de contas acabou por ser o maio mais quente de sempre, batendo vários recordes de temperatura máxima e mínima.
Portanto os amantes da chuva e do frio que tenham um pouco de calma, que eles irão aparecer no tempo certo e quando aparecer será para ficar em definitivo, isto é a partir da segunda metade de novembro. Por alguma razão se diz que o outono é quente no começo e frio no fim... Outubro ainda não é um mês de chuva contínua e de pleno inverno, nem tão pouco é ainda um mês com neve nas terras altas acima dos 1000/1200 metros. Neve em outubro só mesmo nos pontos mais altos da serra da Estrela, que é o normal. Depois destes primeiros dias do mês mais frescos e chuvosos, vindo agora uns dias de sol e calor não faz mal absolutamente nenhum. Os pastos para o gado agradecem. O outono, como estação de transição entre o verão e o inverno, é normal haver períodos mais frescos e chuvosos alternados com períodos mais quentes e secos, com a temperatura e a precipitação a descer e a subir gradualmente, respetivamente.
E mesmo a primeira quinzena de novembro é normal haver ainda algum calor. Por alguma razão existe o verão de São Martinho e se diz que novembro é quente no começo e frio no fim... O frio e a chuva vão acabar por aparecer no momento certo!!!