Não sabia que existiam previsões de imagens de satélite.
Qual é o link?![]()
https://apps.ecmwf.int/webapps/open...ion=opencharts_europe&valid_time=202010140000
https://apps.ecmwf.int/webapps/open...ion=opencharts_europe&valid_time=202010140000
Não sabia que existiam previsões de imagens de satélite.
Qual é o link?![]()
Não é preciso muito para termos-1 em diversos sítios do Algarve inclusive onde existem abacateiros embora seja cada vez mais raro. Os -4 ainda mais raro é mas talvez seja este anohttps://eco.sapo.pt/2020/10/13/segu...o-se-a-temperatura-atingir-1-grau-no-algarve/
@algarvio1980, @trovoadas Será que é desta que no Algarve neva???![]()
Boa Noite, em Outubro não consigo ler as previsões a 3 dias e a 2 semanas!?
O mesmo padrão que ocorreu há uns dias no ECMWF repetiu-se novamente hoje: um enormíssimo desfasamento entre a saída operacional e a média do ensemble a sul do Tejo. Por exemplo, a saída operacional prevê 8,1 mm para Tavira quando a média é superior a 35 mm nos próximos 10 dias e superior a 45 mm nos próximos 15 dias. Curiosamente, o modelo que tem estado bem mais estável nestes dias tem sido o GFS, que mantém os acumulados bem generosos por todo o país. Algo me diz que só saberemos o que aí vem na sexta ou sábado.Os modelos estão extremamente instáveis no que diz respeito aos acumulados. No caso do ECM, na saída das 00z previa acumulados excelentes para toda a região sul e nesta última saída coloca um dilúvio do Tejo para cima e pouco mais de 30mm em toda a região Sul. O GFS está democrático e não exagera tanto nos acumulados, bem comos restantes.
Vai-se vendo, pois ainda nada está garantido.
Onde está o adiamento? Há vários dias que os modelos têm mantido a previsão de chuva com o começo na segunda-feira, não vejo nenhum adiamento...Só vejo uma coisa em todos os modelos : adiar , adiar , adiar .
Claro que mais tarde ou mais cedo vão cair umas boas chuvadas . Mas para já está mais para mais tarde do que para mais cedo .
O mesmo padrão que ocorreu há uns dias no ECMWF repetiu-se novamente hoje: um enormíssimo desfasamento entre a saída operacional e a média do ensemble a sul do Tejo. Por exemplo, a saída operacional prevê 8,1 mm para Tavira quando a média é superior a 35 mm nos próximos 10 dias e superior a 45 mm nos próximos 15 dias. Curiosamente, o modelo que tem estado bem mais estável nestes dias tem sido o GFS, que mantém os acumulados bem generosos por todo o país. Algo me diz que só saberemos o que aí vem na sexta ou sábado.
Onde está o adiamento? Há vários dias que os modelos têm mantido a previsão de chuva com o começo na segunda-feira, não vejo nenhum adiamento...![]()
Cada vez mais me convenço de que a comunicação social portuguesa deve perceber tanto de meteorologia como, por exemplo, eu de lagares de azeite.
Ainda há pouco, durante a transmissão da primeira parte do Portugal x Suécia, a dada altura os comentadores proferem a seguinte afirmação, e passo a citar:
"A noite está a ficar tão fria que não sei se é uma noite de outono ou se parece mais uma noite de inverno"
Uma mínima de 12°C para Lisboa é uma mínima de inverno??? Se é uma mínima de inverno... então não sei o que é realmente o inverno. O último inverno, de tão quente que foi, deve ter ficado de facto tão marcante na memória destes "experts" em meteorologia que dizem que uma noite com 12°C de mínima é uma noite de inverno. Então que dizer das mínimas de 7°/8°C, até mesmo mais baixas, no norte e centro do país... que são mínimas típicas de outono. Sinceramente... só rir com estes "experts" em meteorologia.
É com cada barbaridade... nossa senhora de Fátima.
Os modelos estão extremamente instáveis no que diz respeito aos acumulados. No caso do ECM, na saída das 00z previa acumulados excelentes para toda a região sul e nesta última saída coloca um dilúvio do Tejo para cima e pouco mais de 30mm em toda a região Sul. O GFS está democrático e não exagera tanto nos acumulados, bem comos restantes.
Vai-se vendo, pois ainda nada está garantido.
Não é preciso muito para termos-1 em diversos sítios do Algarve inclusive onde existem abacateiros embora seja cada vez mais raro. Os -4 ainda mais raro é mas talvez seja este anoEu, por exemplo, pela sina que tenho se a chuva me chatea-se já estava por aí tudo a transbordar
Quanto ao seguro tomara toda a agricultura fosse assim...o rendimento do abacate também deve ser bom...
Lembro-me bem de anos com 0ºC em Lisboa durante a noite, quando vivia em Benfica até geada apanhava nos relvados em frente ao Colombo ...por isso esses 12ºC são para rir realmente.