jamestorm
Cumulonimbus
O IPMA continua a prever alguma chuva na previsão a 10 dias, mais precisamente a partir de 2a feira..
Hoje, o modelo australiano ainda está pior, com 1000mm na costa sul da Madeira nos próximos dias, felizmente que não é um modelo fiável, mas mesmo assim o modelo europeu hoje, prevê quase 300mm para a mesma zona, o que mesmo assim já seria muita precipitação num curto espaço de tempo, aguardemos as próximas atualizações, pois ainda existe espaço para mudar.
Alguém que me faculte os links dos tópicos "até 3 dias" e até 2 semanas", por favor.
Na app não estou a conseguir encontrar. Nos links do cabeçalho vou sempre parar ao de Setembro ![]()
A frente de terça-feira promete acumulados bastante elevados, resta saber quais as regiões em que a mesma poderá originar acumulados mais excessivos. Na saída das 06z o GFS metia mais de 100mm no litoral, agora mostra um cenário mais generalizado com 50 a 70mm em grande parte do país, com especial destaque para a região sul.
Fica o registo:
![]()
![]()
Foi nesse dia que Badajoz registou o recorde de 120mm, o que causou a morte de algumas pessoas e muitos estragos devido ás enxurradas de duas ribeiras que passam dentro da cidade. Já de si é um valor bastante alto para a zona em questão e ainda foi pior devido ao facto de ter sido num curto espaço de tempo.As circunstâncias são diferentes, mas essa linha de instabilidade com precipitação tão intensa que vai desde Sagres a Badajoz, faz lembrar-me a ciclogénese explosiva que varreu o Alentejo a 5 de Novembro de 1997, embora não haja ciclogénese explosiva.60 a 70 mm em 6 horas é muita fruta, com a Serra de Monchique pelo meio, hummm
.
O ECM coloca a linha de instabilidade a passar por aqui, entre 35 mm a 40 mm em 3 horas.
Todos os modelos estão em sintonia, embora uns mais a oeste e outros mais a leste, mas no geral estão a prever algo para dia 20.
Na Madeira, continua os delírios, o sul coreano coloca 935 mm, o Australiano 735 mm.![]()
embora não haja ciclogénese explosiva.60 a 70 mm em 6 horas é muita fruta
Foi nesse dia que Badajoz registou o recorde de 120mm, o que causou a morte de algumas pessoas e muitos estragos devido ás enxurradas de duas ribeiras que passam dentro da cidade.
Já começam os cortes na chuva pró Alentejo, era mais que óbvio.O GFS ja so prevê chuva para terça ![]()
Depois de um evento rápido e ainda muito indefinido quanto a acumulados para o sul já está em perspectiva uma corrente de noroeste que de nada serve para o sul.
A continuar assim o sudoeste penínsular está mesmo condenado...