Vou subir para o hotel nas penhas douradas na sexta pelas 9 da manhã, acham que vou ter problemas? Vou passar o confinamento na serra, tinha ideia de ir a torre no sábado mas com a sensação térmica de -15, duvido que consiga sair do carro...
Vou subir para o hotel nas penhas douradas na sexta pelas 9 da manhã, acham que vou ter problemas? Vou passar o confinamento na serra, tinha ideia de ir a torre no sábado mas com a sensação térmica de -15, duvido que consiga sair do carro...
21 de outubro de 2013 . Foi a única vez que me entrou água dentro de casa .
Essa foi uma verdadeira tromba de água , se não me engano a precipitação foi perto de 80 mm , uma boa parte concentrado em apenas meia hora de dilúvio , que provocou uma autêntica enxurrada , que até pontes levou .
Atingiu os concelhos de Esposende , parte de Barcelos e parte de Viana .
Se não quiseres arriscar, o ideal seria ires a 5a à noite, mesmo que chegues mais tarde. Deve começar a never nas Penhas Douradas por volta das 3 da manhã. Sendo que ao longo da madrugada e manhã até em Manteigas poderá estar a nevar, o que dificultará imenso ou impossibilitará a subida para as Penhas Douradas. Falo por mim que em Fevereiro de 2018 tinha hotel marcado em Manteigas e tive de pernoitar em Belmonte tal não era o nevão que até foi impossível chegar a Manteigas.
Próxima sexta - feira com temperaturas muito baixas no Norte ( mesmo no Litoral ) quer em cotas de neve muito baixas.
Temperaturas baixas e sobertudo sensação térmica baixa causada pelo vento forte
Quanto a cotas de neve "muito baixas" tenho sérias dúvidas, mas vamos acompanhando, talvez ainda possam descer um pouco dos 800 metros numa célula mais forte.
Resta ver a previsão actualizada do IPMA, que pode muito bem incluir a possibildade de queda de granizo para sexta e sábado
O IPMA também já baixou a cota de neve para os 700 metros , entre sexta e domingo de madrugada .
Grande evento em perspetiva .
Não tenho mesmo possibilidade de ir mais cedo, apenas vou sair de Lisboa por volta das 5 da manhã para estar no hotel por volta das 8.. Disseram-me do hotel que os limpa neves andam sempre para cima e para baixo, no máximo, se fôr preciso vou comprar umas correntes na covilhã apesar do meu carro ser 4x4..
Nas terras altas ( e não só) vai ser cá um "briol" com estas rajadas previstas.. as cotas de 700/900 metros mantêm-se até Domingo, mas subindo rápidamente ao longo do dia.
Acho um grande risco, uma vez que para além da neve prevêem-se rajadas de perto de 100km/h, o que dificultaria ou impossibilitaria as operações de limpeza de neve. De qualquer modo, a teres que arriscar, não subas pela Covilhã, faz Belmonte - Manteigas - Penhas Douradas, sempre circulas a altitudes mais baixas até lá chegares. O ideal seria ir 5ª feira à noite.
Eu já estou a teletrabalhar na Gralheira em Montemuro, a mais de 1100m de altitude, à espera de um bom nevão na sexta-feira.
O quão rapidamente as cotas subirão no dia de domingo ainda está um pouco em aberto, ainda há muita incerteza no quadro de ensembles de GFS e ECMWF. Sendo certo que no domingo não haverá cotas de neve abaixo dos 800m, como deverá acontecer pontualmente na sexta-feira, não é impossível que as cotas se situem cerca dos 1000m (GFS 00z tinha essa hipótese a norte do Vouga). Depende de como e por onde entra a massa de ar tropical, mas em situações passadas já verificámos que o frio instalado costuma resistir melhor do que o modelado.