Aristocrata
Super Célula
A mim cheira-me é a desvios de água ilegais que depois não chegam aonde a água deveria mais de chegar...
As famosas estufas do Litoral Alentejano não estão debaixo das suspeitas...ou estarão?
![Roll Eyes (Sarcastic) :rolleyes: :rolleyes:](/forum/styles/meteopt/smilies/rolleyes.gif)
![Huh? :huh: :huh:](/forum/styles/meteopt/smilies/huh.gif)
A mim cheira-me é a desvios de água ilegais que depois não chegam aonde a água deveria mais de chegar...
ah pois... estufas... furos ilegais....pressão desmesurada nos aquíferos....o normalAs famosas estufas do Litoral Alentejano não estão debaixo das suspeitas...ou estarão?![]()
Ah n!!! Os agricultores Portugueses até são conscientes e comedidos, então vocês n sabem q até ja tem drones e td a tecnologia para serem eficientes na rega!!!ah pois... estufas... furos ilegais....pressão desmesurada nos aquíferos....o normal
O problema da zona do Vale do Sado e mais concretamente no Alto Sado tem sido a falta de chuva nos últimos anos. As toalhas freáticas estão sem água, mas não é pela extração excessiva através de furos ou poços. Eu conheço esta zona e é explorada especialmente por gado, vacas e ovelhas em regime extensivo, e a água dos furos é especialmente para o gado. Para quem não sabe/conhece a exploração em regime extensivo de gado não gasta muita água, comparada com as vacarias de leite, onde se usa muito mais água.
Quanto ao regadio, de 2015 a 2018 foi realizado com restrições e 2019 e 2020 não houve regadio pela falta de água nas barragens.
Sei que muitos membros custa a acreditar pois toda a região Norte, Centro e Alto Alentejo e Algarve têm sido beneficiados com muita chuva neste Outono e mesmo em anos anteriores, e basta saírmos de carro para vermos os campos com muita água por todo o lado. Nesta zona, este Outono até choveu mais, mas não se esqueçam que estão 5 anos para trás com seca e verões bastante secos, ventosos e escaldantes e a prova disso é o Rio Sado estar neste momento sem água corrente, ainda ontem passei lá e observei. E a reserva das barragens apenas aumentou cerca de 1%.
Alguém aqui disse que os agricultores têm de se adaptar à nova realidade da escassez de água. E hoje em dia até há muita tecnologia e ferramentas agrícolas que nos ajudam a poupar água quer no regadio quer com o gado, mas o problema é mais grave, a água começa a faltar e sem água como poderemos adaptar se ela não caí do céu. A adaptação é possível quando aquilo que chove permite ainda ter alguma reserva quer em barragens ou toalhas freáticas.
E aqui quem nos pode ajudar?! Subsídios? Subsídios não fazem chover e sem água não há agricultura/pecuária e aqui nenhuma ajuda salva a região, senão a chuva.
E que tal repor as arvores, que antigamente retinham a agua, e têm muita influencia da retenção e infiltração da agua nos solos ??????
Eu sei que para o pessoal do sul é um sacrilégio dizer isto, mas por aqui (canelas - Arouca) era bom que parasse de chover. Tem chovido até dizer chega, o Ribeiro está prestes a invadir os campos.
Alguém sabe duma forma de colocar videos a partir do gdrive?
E que tal repor as arvores, que antigamente retinham a agua, e têm muita influencia da retenção e infiltração da agua nos solos ??????
As árvores que antigamente retinham a água vão secando, pela seca, pelo fungo Phytopthora, más práticas agrícolas e pela Refinaria de Sines (a Universidade de Évora fez um trabalho sobre a perda do sobreiro nas serras de Santiago do Cacém e Grândola).
Nas novas plantações de sobreiros através de projectos, o que tenho reparado é que as árvores não se desenvolvem. Mesmo com reposição de novas árvores acho que não vai lá. Não é só a falta de chuva, estão também as temperaturas acima da média nos últimos anos e radiação solar muito elevada, logo influencia a adaptação das árvores autóctones.
Eu sei que para o pessoal do sul é um sacrilégio dizer isto, mas por aqui (canelas - Arouca) era bom que parasse de chover. Tem chovido até dizer chega, o Ribeiro está prestes a invadir os campos.
Alguém sabe duma forma de colocar videos a partir do gdrive?
Estava a falar disto:
E desde que fiz o vídeo ainda não parou de chover
Vídeo indisponível...![]()