Aristocrata
Super Célula
"Noutros países, com temperaturas mais frias do que o nosso, o aquecimento está ligado 24 horas por dia."
Isto é uma estupidez, é só um gasto de energia completamente desnecessário... As perdas de energia são proporcionais à diferença de temperatura entre o interior e o exterior. Mas concordo em geral com o resto do artigo
Depende...
O aquecimento ligado 24 por dia pode ser ainda mais eficaz e barato do que aquecer a casa por meras horas.
Os sistemas de aquecimento podem ser reguláveis tanto na temperatura como no tempo.
Um exemplo: eu tenho sistema de aquecimento a gasóleo. Muito oneroso. Quando instalei o gasóleo era barato e parecia-me rentável.
Hoje não penso assim, o custo é incomportável. óbvio!
Há uns anos ligava o sistema 2 horas por dia, fim de tarde, a temperatura alta (>60ºC).
Agora ligo o dobro do tempo a temperatura de cerca de 46ºC.
Resultado: gasto menos gasóleo. E o resultado é melhor. Porquê? Aprendi em viagens à Espanha "fria".
Constatei nalguns hotéis\restaurantes que a temperatura da água nos radiadores era baixa, mas ainda assim a temperatura ambiente era muito agradável. Indaguei e respondiam-me que era mais eficaz e barato aquecer as casas a mais baixa temperatura regulada.
Testei e comprovei. Penso que as perdas térmicas em todo o circuito são menores, e as caldeiras ligam e desligam os queimadores menos vezes.
É claro que tenho uma salamandra que uso de forma mais usual hoje em dia, gasto 2\2,5 toneladas de lenha por inverno (ou mais se mais frio). É bem mais barato. O senão é ter tempo para o fazer se quiser aquecer rapidamente a casa - para isso recorro a 2 horas de aquecimento a gasóleo, enquanto aguardo que a salamandra comece "a trabalhar a velocidade de cruzeiro".