Haja muitas geadas ou não, entre Dezembro e Fevereiro (principalmente) as pastagens pouco se desenvolvem. Pode-se ver nas paisagens das fotos que por vezes publico onde, apesar das chuvas, os campos em alguns locais ainda não estão muito verdejantes. Apenas estão nos terrenos semeados, mas mesmo assim, a erva ainda não tem grande altura.
É importante chover ao longo do todo o inverno para abastecer nascentes, barragens, manter os terrenos regados para as searas não secarem e sofrerem com as geadas... No entanto, por muita chuva que caia, neste período de tempo a erva não cresce com tanta força daí as chuvas de Março e Abril serem muito importantes. Já para abastecer barragens, aquilo que é suposto cair nessa altura, não revela grandes alterações caso não chova de forma significativa nos meses anteriores. Mesmo que o inverno seja seco, se chover bem na primavera, em termos agrícolas a situação não fica tão crítica rapidamente. Em 2017, se não tivesse chovido bastante no inicio de Maio, a coisa teria sido bem mais complicada.
O frio faz falta, mas não de forma extrema. Aliás, se houver uma entrada fria, os primeiros dias resumem-se a vento forte e seco de Leste que só estraga tudo, portanto, já não sei o que é melhor. Meteorologicamente falando, é bom para dar alguma animação, mas de resto...