Mapa assustador.
Nao me recordo de um mês de janeiro com cotas de neve tão altas com o deste ano...
Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk
Desapontante, amanhã faz 11 anos desde a última vez que nevou cá, não voltou a repetir-se e cada vez estou mais certo que não voltará. Nem fazia ideia na altura do quão especial aquele dia foi... Ainda mais estranho é a falta de neve em geral abaixo dos 600m ultimamente, assim está cada vez mais complicado ver neveAté podemos ter tido temperaturas baixas a nível do solo mas nas camadas altas da atmosfera muito mau mesmo...
Desapontante, amanhã faz 11 anos desde a última vez que nevou cá, não voltou a repetir-se e cada vez estou mais certo que não voltará. Nem fazia ideia na altura do quão especial aquele dia foi... Ainda mais estranho é a falta de neve em geral abaixo dos 600m ultimamente, assim está cada vez mais complicado ver neve
Sem dúvida! Até ao momento, janeiro está a ser uma cópia do ano passado, sendo que a única diferença é que as noites são menos frias. Não há frio nenhum instalado e isso pode-se observar pelas estações em altitude. Na estação de Portalegre, durante a noite, está a ocorrer o típico "despejo" de calor, que ocorre no verão. Nos dias em que certas estações ultrapassaram os 20ºC, houve noites em que a EMA não baixava dos 15/16ºC.Esta ano é para esquecer, há mesmo muito pouco frio até em altitude...
Se reparares nos últimos anos nem sequer temos tido vagas de frio típicas...penso que o frio tem sido feito mais pela inversão térmica do que pela instalação de massas de ar com muito frio e que ficavam dias dias seguidos como era antigamente, tipo anos 90. Corrijam me se estiver errado
Vai de encontro à situação atual, mínimas baixas devido à inversão térmica e estabilidade anticiclónica, máximas não muito altas devido às próprias mínimas baixas ou ao nevoeiro. Frio em altitude 0!o frio tem sido feito mais pela inversão térmica do que pela instalação de massas de ar com muito frio e que ficavam dias dias seguidos como era antigamente, tipo anos 90. Corrijam me se estiver errado