Seguimento Meteorológico Livre - 2020

• Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
O artigo esta no Washington Post e nao se consegue ler, com muita pena minha
O vortex polar e a oscilação do artico estao no seu máximo, mas isto em concreto que consequencias tem?

De uma forma simplista, um vortex polar forte resulta num jacto polar potente e com poucas oscilações em latitude (meandros). Esta forte corrente de jacto a latitudes elevadas tende a "aprisionar" as massas de ar frio mais junto ao pólo ou latitudes elevadas. Em sentido contrário, uma corrente de jacto fraca tende a criar meandros ou oscilações que permite as massas de ar frio descerem até latitudes mais baixas.

Uma corrente de jacto forte tende a favorecer ciclogéneses potentes, pelo que as tempestades deslocam-se a latitudes elevadas, afectando a zona da Grã Bretanha e Escandinávia (o que chamamos de "circulação zonal"). Por isso, as consequências para a Peninsula Ibérica são de tempo seco e "quente". Para a Europa em geral, resulta em temperaturas acima da média, mas tempo chuvoso e tempestuoso a norte. Explica muito do que se tem passado neste Inverno, particularmente este mês.

De uma forma simplista, um vortex polar forte resulta num jacto polar potente e com poucas oscilações em latitude (meandros). Esta forte corrente de jacto a latitudes elevadas tende a "aprisionar" as massas de ar frio mais junto ao pólo ou latitudes elevadas. Em sentido contrário, uma corrente de jacto fraca tende a criar meandros ou oscilações que permite as massas de ar frio descerem até latitudes mais baixas.

Uma corrente de jacto forte tende a favorecer ciclogéneses potentes, pelo que as tempestades deslocam-se a latitudes elevadas, afectando a zona da Grã Bretanha e Escandinávia (o que chamamos de "circulação zonal"). Por isso, as consequências para a Peninsula Ibérica são de tempo seco e "quente". Para a Europa em geral, resulta em temperaturas acima da média, mas tempo chuvoso e tempestuoso a norte. Explica muito do que se tem passado neste Inverno, particularmente este mês.
Isso vale o q vale o ano passado esta bem fraquinho tanto q até se dividiu e foi o q todos nos lembramos seca e seca e seca....
Em contrapartida foi tambem um enfraquecimento do VP e consequente divisão q deu Março de 2018....
Por isso td pode acontecer, até pq a sinóptica n esta nada má era só AA sair um cadinho do sitio e tinhamos festa....

o vortex é bem conhecido um vortex "normal" é bem circular e definido e o tempo tende a ser o que temos como normal, ultimamente tem andado marado e começa a serpentear este fenomeno leva a condições de tempo mais estremas, como o que já tivemos de verões frescos e chuvosos, se este padrão se manter o verão será quente, a minha previsão é que o inverno meteorológico já acabou

Excelente explicação!
Foi perfeitamente entendivel
Estando o vortex mais forte os meandros não descaiem para latitudes mais baixas e logo há muito menos entradas frias na nossa localização geográfica
Sobram-me então, duas perguntas :
A presença do vortex polar mais forte tem alguma relação com as alterações climáticas?
E se sim, pergunto eu se a presença de um vortex polar forte tem vindo a aumentar?

• Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
Excelente explicação!
Estando o vortex mais forte os meandros não descaiem para latitudes mais baixas e logo há muito menos entradas frias na nossa localização geográfica
A presença do vortex polar mais forte tem alguma relação com as alterações climáticas?
E se sim, pergunto eu se a presença de um vortex polar forte tem vindo a aumentar?
o vortex existe porque existe uma grande diferença de temperatura entre os polos e o ar a latitudes mais baixas e cria-se uma circulação, com o aquecimento dos polos a diferença de temperatura é menor e o vortex começa a perder definição e começa a serpentear

DyKyV0rW0AU20fn.jpg
acho que a imagem é mais ilustrativa, pois sou uma nódoa a descrever por texto

Excelente explicação!
N sei q relação pode haver com as alterações climaticas, mas tal como referi antes os dois ultimos anos foram de VP fracos e o tempo por ca foi o q todos sabemos.
Este inverno ja houve episodios de enfraquecimento e esteve bastante movimentado, agora é q se fortaleceu e esta mais estacionario no polo, mas o assunto VP é algo mto complexo para se poder tirar conclusões tão simples....
A titulo de curiosidade a divisão do VP ocorre 6 em cada 10 anos umas vezes da chuva outras n, março 2013 e 2018, maio 2008, creio q 2010 tb foi

Clica ... Browse Now -> Quadrado ao lado do I Agree -> Continue to Site.

Bloqueadores de anúncios desligados.
Li o artigo com toda atenção e está excelente!
Recomendo que todos percam 10 minutos a ler o mesmo!
Impressionante saber que o vortex é dos mais fortes dos últimos anos tendo superado o máximo que ocorreu em 1975/76 e o de 1990!
Não admira pois que este Inverno esteja a ser assim, agora entendo!
Uma curiosidade do artigo: um Boeing da British Airways que sobrevoou latitudes mais elevadas recentement, bateu o recorde da travessia transatlântica mais rápida graças à força do próprio vortex

• Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
Li o artigo com toda atenção e está excelente!
Recomendo que todos percam 10 minutos a ler o mesmo!
Impressionante saber que o vortex é dos mais fortes dos últimos anos tendo superado o máximo que ocorreu em 1975/76 e o de 1990!
Não admira pois que este Inverno esteja a ser assim, agora entendo!
Uma curiosidade do artigo: um Boeing da British Airways que sobrevoou latitudes mais elevadas recentement, bateu o recorde da travessia transatlântica mais rápida graças à força do próprio vortex
Então ve la quão forte estava o ano passado nesta altura e o tempo q fez o ano passado, estava tão forte q até havia 2....