Amigos, estamos numa situação típica de verão, com os ciclones a passar bem a Norte e um anticiclone praticamente estável em grande parte da Europa. Se isto ocorresse no verão, geraria um verão do género de 2016, um dos mais quentes de sempre. E esta sinopse climática em fevereiro!
Tenho neste momento o pressentimento de que teremos praticamente nada de chuva até final de maio. Depois teremos três meses em que se baterão recordes de precipitação, com quase 300 a 400 mm no verão. E entretanto teremos uma tempestade bem forte a atingir Portugal Continental em outubro.
Os meus pressentimentos muitas vezes até costumam acertar. Por exemplo, no ano passado, tinha o pressentimento que não iria chover nada de jeito de janeiro até setembro, e acertei. Em 2018 tinha o pressentimento de que iria haver uma espécie de "compensação" na primavera, e se houve! Já nem digo nada...
Outra coisa também curiosa é esta: nos outros países à nossa volta, já se fala no "ano sem inverno". Na televisão galega, por exemplo, até já falaram em enormes prejuízos de várias empresas relacionadas com o aquecimento, ou os velhos das aldeias das serras a dizerem na televisão que nunca viram nada assim. Em Portugal não se passa nada...
Dá-me a impressão que as pessoas estão-se a habituar a este novo clima e já nem querem saber da chuva (estou a falar das gentes citadinas, como é óbvio). Qualquer dia a chuva torna-se "anormal" para o povo, e não falta muito para acontecer isso.