Seguimento Meteorológico Livre - 2020

  • Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
está a dar-se uma rotação interessante da depressão em frente da zona de lisboa/cabo carvoeiro, acham que isto pode dar origem a chuva durante a noite/madrugada?
quanto a trovoadas estavam previstas, mas não se nota nenhuma actividade para já :intrigante:





Captura-de-ecr-2020-04-20-s-21-10-54.png
Por acaso até está previsto que a depressão atinja a costa a sul de Lisboa esta noite. O modelo ECMWF, por exemplo, fala disso na última saída:
6oB13eo.png

kOkHsi3.png

:rain:

Pode ser que chova mais alguma coisa...
Citado do Seguimento Litoral Centro
 
  • Gosto
Reactions: joselamego
Sexta e sábado mais precipitação? Esperemos que sim mas tudo continua incerto.

gfs-2-84.png


gfs-2-90.png
gfs-2-96.png


gfs-2-102.png


gfs-2-108.png
Tudo muito incerto ainda, mas uma coisa é obviamente certa: os anticiclones estão bem longe daqui neste momento, e com uma depressão no Mar Mediterrâneo e um rio atmosférico no Atlântico, ao largo da costa portuguesa. Isto tem tudo um ótimo aspeto para a ocorrência de instabilidade ou até mesmo depressões localizadas do género das do Mediterrâneo no outono. :rain: :trovao:
UJ6axt9.png
 
Tudo muito incerto ainda, mas uma coisa é obviamente certa: os anticiclones estão bem longe daqui neste momento, e com uma depressão no Mar Mediterrâneo e um rio atmosférico no Atlântico, ao largo da costa portuguesa. Isto tem tudo um ótimo aspeto para a ocorrência de instabilidade ou até mesmo depressões localizadas do género das do Mediterrâneo no outono. :rain: :trovao:
UJ6axt9.png
Já é visível nos modelos alguma instabilidade no final da semana, com as típicas trovoadas, veremos se se confirma ou não.
 
esperemos que se concretizem as previsões de mais um belo período de chuva, com trovoadas á mistura.
venha ela que nunca é demais :thumbsup:
Maio promete ser um mês bem instável, de acordo com vários modelos! Esperemos que sim... :trovao: :rain:
 
Nas próximas horas deverá entrar uma mancha de precipitação pelo Algarve. :rain:
4kK82T7.png


Já é possível ver os ecos mais exteriores da mancha no radar:
JyQxBdW.png


Os acumulados divergem bastante entre modelos, e devido ao facto de os modelos estarem todos malucos e mudarem as previsões de um dia para o outro, eu sinceramente já nem me fio muito pelos modelos. Caia o que tiver que cair! :pray:
 
Não é diferente porque essa carta é para dia 6 e a que o @Orion publicou é para dia 2. O ECM nos dias 2 e 3 tem uma previsão idêntica à do GFS, com temperaturas a ultrapassar os 25ºC em muitos locais podendo chegar mesmo aos 30ºC. No entanto, ainda longe, mas o mais certo é termos um cheirinho a verão no próximo fim de semana.
Os rios atmosféricos mal chegam ao Sul no inverno, quanto mais agora. Os acumulados previstos para o Algarve nos próximos dias é devido ao dia de amanhã. O que pode surgir a partir do que está nessa carta que publicas é uma cut-off, mas uma previsão quase a 240h, é irrelevante.

Diria mais, o que chover esta noite/madrugada e um pouco durante a manhã. Quanto aos rios atmosféricos no Algarve isso é praticamente uma miragem, ora no Algarve dominam as cut-off's e às vezes lá levamos com umas frentes moderadas a fortes que são quase um milagre acontecer, por isso, sem cut-off's temos a seca que temos tido, só a descida de depressões mais a sul em que as frentes são mais intensas é que deixam acumulados mais decentes.
 
Cheirinho a verão no próximo fim de semana. Ainda falta 1 semana, mas há bastante consenso.
Para domingo:
ECM:
dC6wzV4.png

GFS:
wJWO5A5.png


Sinóptica propícia a ventos do sul, portanto até mesmo junto ao litoral estaria calor.

HdImuhE.png

gtZVrla.gif


Anomalias significativas:
VaU9t7Z.png

RUd3rfP.gif


Entretanto, o ECM mete segunda-feira como o dia mais quente com as temperatura a ultrapassarem os 35ºC na zona de Sevilha e próximas desse valor no interior Alentejano.
t9ZjuTB.png

______

Vai-se acompanhando! Para já fica apenas o registo.
Felizmente o evento, se ocorrer, parece que será curto. Ainda há muitas incertezas, mas um abril com alguma instabilidade não está propriamente descartado. :thumbsup: