Provavelmente acabará por ser absorvido por outra depressão muito antes de se aproximar das ilhas mas... há que esperar para ver.
https://www.weathernerds.org/tc_guidance/
Provavelmente acabará por ser absorvido por outra depressão muito antes de se aproximar das ilhas mas... há que esperar para ver.
Não sei que média é que viram para Alcobaça, mas segundo as fichas climatológicas 1971/2000 do IPMA, é 64.8mm.Não brinques Charneca, não há surpresas em médias e ninguém acredita que Alcobaça é mais seco em média do que VRST.
Verdade. 23,8 mm é em junho... Ainda não tinha reparado.Não sei que média é que viram para Alcobaça, mas segundo as fichas climatológicas 1971/2000 do IPMA, é 64.8mm.
Vila Real de Sto António é 28.8mm e Faro é 20mm.
Diria também que Tavira (e as zonas à volta, ao pé da costa) são talvez dos locais com maior número de noites tropicais de todo o Algarve. Aliás, aquela zona deve ser, diria eu, a mais quente do país ao nível de médias de temperatura mínima.No Algarve existem algumas variações climáticas interessantes dentro da região. O clima de VRSA já é mais próximo do clima da costa de Huelva. A média mais alta em Maio pode explicar-se pelo facto deste ser um mês de eventos convectivos, que afectam mais a Andaluzia ocidental, o sudeste alentejano e o Baixo Guadiana (Alcoutim, Castro Marim, VRSA).
O cabo de Santo Maria divide a costa sul algarvia em duas metades, a parte a Leste está mais exposta aos ventos de Sudeste e de Leste, é mais quente no Verão e tem mínimas ligeiramente mais baixas no Inverno, é o sotavento, a parte a Oeste, o barlavento, tem mais exposição aos ventos de sudoeste, é mais amena no Inverno e mais fresca no Verão. Além disso o Algarve pode ainda ser dividido numa componente central, de Lagos a Tavira, que está protegida pela serra. A Leste de Tavira a serra fica mais baixa, e assim a zona da foz do Guadiana perde a protecção contra os ventos de quadrante Norte. Existem assim pequenas diferenças climáticas definidas pela orientação da costa e pelo relevo.
Aliás, aquela zona deve ser, diria eu, a mais quente do país ao nível de médias de temperatura mínima.
Diria também que Tavira (e as zonas à volta, ao pé da costa) são talvez dos locais com maior número de noites tropicais de todo o Algarve. Aliás, aquela zona deve ser, diria eu, a mais quente do país ao nível de médias de temperatura mínima.
Seria interessante se tivéssemos normais climatológicas de Tavira, pois provavelmente Tavira teria uma média das mínimas bem próxima de 20°C em julho e agosto.
Arrisco que a zona com média anual mais alta do Algarve é o vale do Guadiana. Ali ultrapassa seguramente os 18ºC de média anual.
Junto a Alcoutim foram registados 18,8ºc de média anual (de 1967 a 1987).
Estava a pensar precisamente nessa informação da estação de Sanlucar do Guadiana.
" Graça a Deus meu irmão"E pronto, depois de umas boas semanas de chuva e uma boa reposição de água no solo, acabou-se a festa.
Calor e mais calor é o que se prevê nos próximos tempos.
" Graça a Deus meu irmão"
Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk