Seguimento Meteorológico Livre - 2020

• Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
Boas, depois de uma 2a quinzena de maio com temperaturas idênticas a finais de Junho, a entrada do mês de Junho e muito possivelmente o mês quase todo poderá ser algo instável e bem mais fresco do que o normal.
É para isso que apontam as previsões sazonais.
Duvido muito... No ano passado previam um junho escaldante e foi o que se viu.
O que eu acho é que teremos um verão do género de 2016 e com alguma instabilidade normal, mas bem mais longo que o de 2016! :calor:

Parece-me que as trovoadas vão aparecer a partir de domingo.

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk
Só o GFS é que prevê instabilidade para a próxima semana, e o ECMWF prevê apenas instabilidade residual no Interior Norte e Centro, o típico em meses de verão. Duvido muito que haja algo de interessante até ao fim do mês. :sono: :(

Boas, depois de uma 2a quinzena de maio com temperaturas idênticas a finais de Junho, a entrada do mês de Junho e muito possivelmente o mês quase todo poderá ser algo instável e bem mais fresco do que o normal.
É para isso que apontam as previsões sazonais.

Interessante, a ver vamos.

Santa Eufemia, Sintra

13,6°C
89%
Estratos de nevoeiro
NW 25 a 30 Km/h estável.

Dispensando o vendaval, tomara todos terem esse fresquinho tão bom neste momento :D:cool:

Dispensando o vendaval, tomara todos terem esse fresquinho tão bom neste momento :D:cool:

Eheh, casaco de inverno e estará "pior" quando o nevoeiro baixa mais. Basta descer à cota 400m para chover das árvores, então aí sim, a frescura é garantida.
Em Santa Eufémia nos dias quentes de verão e nortada litoral até chega a escorrer água pela estrada. Quem não gosta de praia e não aguentar o calor, já sabe onde deve ir.

Andam por aí uns rumores nas redes sociais, de que domingo terá um evento convectivo algo agreste. Alguém sabe de previsões mais detalhadas?
No entanto, a próxima semana promete ser amena e com alguma chuva...

Andam por aí uns rumores nas redes sociais, de que domingo terá um evento convectivo algo agreste. Alguém sabe de previsões mais detalhadas?

Poderá até haver alguma instabilidade e possibilidade de trovoadas. Agora quanto a "evento convectivo algo agreste"... É clickbait. ;)

Previsão para domingo, 31.maio.2020

Céu geralmente pouco nublado, apresentando-se
temporariamente muito nublado.
Aguaceiros durante a tarde, mais prováveis nas regiões do interior,
com condições favoráveis para a ocorrência de trovoada.
Vento em geral fraco (até 20 km/h) predominando do quadrante norte,
temporariamente moderado de noroeste (até 30 km/h) durante a tarde
na faixa costeira ocidental, soprando de sudoeste na região Sul.
Neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais do litoral
Norte e Centro.
Pequena descida de temperatura.

METEOROLOGISTA(S):
Paula Leitão e Patrícia Marques

Atualizado a 27 de maio de 2020 às 13:15 UTC

É curioso, mas os valores previstos de precipitação para a próxima semana são superiores à média de muitas zonas do Sul, como o Algarve, o Alentejo interior e partes da Beira Baixa. O que está previsto, por exemplo, para o Sotavento Algarvio (valores entre 10 e 20 mm, dependendo do modelo) seriam algo inéditos para o mês de junho, mês com uma média que nem chega aos 7 mm em pontos da região. Provavelmente estamos a falar em mais um mês chuvoso... :rain: :viva:

É curioso, mas os valores previstos de precipitação para a próxima semana são superiores à média de muitas zonas do Sul, como o Algarve, o Alentejo interior e partes da Beira Baixa. O que está previsto, por exemplo, para o Sotavento Algarvio (valores entre 10 e 20 mm, dependendo do modelo) seriam algo inéditos para o mês de junho, mês com uma média que nem chega aos 7 mm em pontos da região. Provavelmente estamos a falar em mais um mês chuvoso... :rain: :viva:

Já houve certamente meses de Junho com 30 ou 40 mm, embora sejam muito raros no Algarve. Eu estou a fazer figas para que haja uma surpresa e algumas estações da região cheguem aos 400 mm.

Tudo indica que a primeira quinzena de Junho será fresca e chuvosa. Recordo que Junho não é um mês seco em boa parte da região a Norte de Sintra-Montejunto-Estrela. Contudo, a precipitação tem caído nas últimas décadas.

Poderá até haver alguma instabilidade e possibilidade de trovoadas. Agora quanto a "evento convectivo algo agreste"... É clickbait. ;)
Previsão para domingo, 31.maio.2020

Céu geralmente pouco nublado, apresentando-se
temporariamente muito nublado.
Aguaceiros durante a tarde, mais prováveis nas regiões do interior,
com condições favoráveis para a ocorrência de trovoada.
Vento em geral fraco (até 20 km/h) predominando do quadrante norte,
temporariamente moderado de noroeste (até 30 km/h) durante a tarde
na faixa costeira ocidental, soprando de sudoeste na região Sul.
Neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais do litoral
Norte e Centro.
Pequena descida de temperatura.

METEOROLOGISTA(S):
Paula Leitão e Patrícia Marques

Atualizado a 27 de maio de 2020 às 13:15 UTC
Pois era o que eu já calculava, mas o que não falta por aí são noticias a dizer de que vem aí um "temporal severo" para domingo :rolleyes: Enfim, o típico e ridículo alarmismo social que infelizmente tem se vindo a tornar frequente no nosso dia-a-dia... :disgust:

Obrigado pela resposta aos dois ;)

Pois era o que eu já calculava, mas o que não falta por aí são noticias a dizer de que vem aí um "temporal severo" para domingo :rolleyes: Enfim, o típico e ridículo alarmismo social que infelizmente tem se vindo a tornar frequente no nosso dia-a-dia... :disgust:

Obrigado pela resposta aos dois ;)
Não seria de todo descabido arriscsr uma previsão de tempo severo na tarde de domingo..
0ce0b4f51474e83b77b68d2ede21060c.jpg

Não seria de todo descabido arriscsr uma previsão de tempo severo na tarde de domingo..
0ce0b4f51474e83b77b68d2ede21060c.jpg

O problema é essa "previsão" se basear no CAPE, um indicador muitas vezes irrelevante por si só para convecção severa. Por outro lado o Lifted index entre os -3 e -6 esse sim é um bom indicador. Também favorável será o vento que ao contrário da maioria das vezes não deverá prejudicar muito a evolução das células para o litoral. Os ingredientes estão no caldeirão mas só mesmo no dia se verá o que se irá passar. ;)