Seguimento Meteorológico Livre - 2020

• Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
Pois é, mas isso é algo normal nos próximos meses. Julho e Agosto, ao contrário do que se pensa, não são meses propriamente bons para fazer praia, principalmente na costa a Norte de Lisboa. Até podem estar mais de 40ºC no interior e junto ao mar continuarem os 20ºC ou nem isso com muito vento.

Em Julho de 2017, muitas estações no Alentejo andaram a rondar os 46ºC (chegando mesmo aos 46,2ºC na Amareleja) e depois junto ao litoral estavam 20ºC ou nem isso. As previsões mensais mostram anomalia positiva nas temperaturas no interior da Península e ligeiramente abaixo junto ao litoral.
Exato. Os melhores meses para quem gosta de fazer praia nem são julho e Agosto, mas sim, Setembro e muitas vezes Outubro, nesses meses já não há tanto o efeito da nortada e temperatura da água do mar costuma ser mais quente, já no interior normalmente o pico da temperatura ocorre em Julho e/ou Agosto.

Em Viana do Castelo acontece um pouco como na margem sul, está encaixada sobre montes a Norte que faz com que a cidade seja das mais quentes do país mesmo encostada ao mar. Média das máximas no mês de Julho e Agosto é de 26ºC, o que para uma cidade mesmo encostada ao mar é bastante alto.
Cheguei agora de Viana, a capital da nortada e a mesma cidade numa distância de 2km tem temperaturas bem diferentes. Hoje constatei lá algo fascinante, fui a praia e ao cony que diz o site do IPMA a água encontrava se semelhante ou melhor que no Algarve. Arriscaria 20 e poucos graus. Nunca tinha visto nada assim

Posso discordar dessa parte da tua afirmação?
Ficaria melhor: "... dum membro que poderia contribuir muito para a meteorologia no Alentejo."! ;)

Quem tem 17 ou 18 estações meteo, e se calhar só 2 ou 3 delas é que cumprirão minimamente as regras de boa instalação de estações meteorológicas, e em que o resto não contribuirá, em nada, para dados minimamente fiáveis, acho que não se pode dizer que contribui muito para alguma coisa. E quando, para além disso, nem sequer tem vontade de seguir as recomendações e conselhos que a malta aqui do fórum lhe vai fazendo ou fez já por várias vezes.... O projecto é muito meritório... mas cai por terra completamente com as fracas instalações realizadas...

Mas isto é "só" a minha opinião.. ;)

Eu sei o que queres dizer e subscrevo, eu estava apenas a ser "politicamente correcto", pois não gosto falar mal de outras pessoas quando ainda tem um aspecto positivo de que é obter dados meteorológicos pelo Alentejo todo, mesmo que não sejam totalmente fidedignos.
Por outro lado se maior parte das estações dele tivessem a qualidade da tua estação de Sitio das Fontes a conversa já seria outra.
E para terminar o assunto, o que me custa mais, é o pessoal muito novo, que não tem cultura suficiente, e acha que dizer umas coisas em determinados sites e redes sociais é uma verdade absoluta, quando estão completamente errados [isto é válido desde o Sul de Portugal ao Norte e vocês sabem de quem são as pessoas de que eu estou a falar]
Isso magoa-me, bem como não esquecendo atrás o que disse, como é que é possível, que uma pessoa tenha uma entrevista numa rádio, durante uma hora, e não se lembre do nosso forum, quando essa pessoa cresceu em parte com a nossa ajuda (na altura o equivalente a 50%), e ainda por cima arranja desculpas esfarrapadas, e isso ,eu não perdoo!

Mas os dados dele com as estações do IPMA são assim tão desfazadas? Pergunto isto porque não acompanho...
Nem é que os dados estejam desfasados, é que as estações do @RedeMeteo simplesmente não cumprem normas padrão da WMO. :D

• Gosto
Reactions: joselamego
Nem é que os dados estejam desfasados, é que as estações do @RedeMeteo simplesmente não cumprem normas padrão da WMO. :D
Ok mas isso de cumprir ou não é comparando temperaturas. Ás vezes pode estar mais perto de um objecto qualquer que não devia, mas se não tiver influência nenhuma que interessa? Interessa é as temperaturas baterem certo.

Ok mas isso de cumprir ou não é comparando temperaturas. Ás vezes pode estar mais perto de um objecto qualquer que não devia, mas se não tiver influência nenhuma que interessa? Interessa é as temperaturas baterem certo.

Se não se obedece a critérios universais para registar as especificidades climáticas de cada zona, de que serve ter muitas estações meteorológicas?

E batem certo. Com excepção da de Moura que provavelmente regista valores 1°C acima do real e tem de ser intervencada de modo a ficar melhor instalada

• Gosto
Reactions: joselamego
Há uns anos houve uma discussão em relação a uma estação qualquer (não me lembro de quem, nem interessa) porque tinha valores que não estavam próximos da estação mais próxima do IPMA. Esse alguém argumentou, e com um argumento válido, que o local onde estava não tem nada a ver com o local de "referência".
Se existem variações de temperatura por vezes em algumas centenas de metros, os valores serem parecidos com qualquer estação suficientemente distante, é algo que vale zero.

Assim o único critério válido é uma instalação cumprir as regras de instalação, com critérios mínimos estabelecidos. Não há outra forma.

Calibrar pelo parecido é o mesmo que dizer que um peixe assado com molho de assado de carne, transforma o peixe em carne..

Se não se obedece a critérios universais para registar as especificidades climáticas de cada zona, de que serve ter muitas estações meteorológicas?
Compreendo, mas acho o mais importante comparar temperaturas com as estações com as requisições todas
Há uns anos houve uma discussão em relação a uma estação qualquer (não me lembro de quem, nem interessa) porque tinha valores que não estavam próximos da estação mais próxima do IPMA. Esse alguém argumentou, e com um argumento válido, que o local onde estava não tem nada a ver com o local de "referência".
Se existem variações de temperatura por vezes em algumas centenas de metros, os valores serem parecidos com qualquer estação suficientemente distante, é algo que vale zero.

Assim o único critério válido é uma instalação cumprir as regras de instalação, com critérios mínimos estabelecidos. Não há outra forma.

Calibrar pelo parecido é o mesmo que dizer que um peixe assado com molho de assado de carne, transforma o peixe em carne..
Sim tens toda a razão, o que queria dizer é que por vezes não se consegue instalar nas condições que se deviam e o que podemos fazer é tentar fazer o melhor possível. A minha estação também está no meio de prédios, claro que pode ter um bocado de influencia na temperatura mas tive o cuidado de deixar o mais longe possível de qualquer objeto ou parede, no entanto sei que não obedece a 100% ás regras. Basicamente é como as RUEMAS.

7h59

2020-06-22_08-56-27.jpg