jamestorm
Cumulonimbus
Só quem vive na zona Oeste entende isto, quando eu digo que aqui não se sente o Verão...às vezes é só passar a Serra da Montejunto para ver o manto de nuvens que se forma a partir do Mar e depois é sempre debaixo de nevoeiro ou neblina até à praia...são dias e dias assim... este ano parece estar pior. Não que eu não goste do fresco, mas sempre que vou para São Martinho do Porto gostava de aproveitar o Sol e bom tempo, mas isso são apenas uns dias em cada mês de Verão. Os melhores meses neste momento são sem duvida Setembro e Outubro, aí sim, temos Verão. Julho e Agosto têm sido mto fracos nos últimos anos - tenho a sensação que tem estado pior nos últimos..talvez pq o interior tem estado mais quente?? A assimetria com o ar quente é mais notória por isso?!
Segundo este site, a temperatura média máxima em agosto na Ericeira é de 19,6°C:
https://www.google.com/amp/s/pt.climate-data.org/europa/portugal/ericeira/ericeira-15437/?amp=true
Eu também já estive nessa região há uns anos e sei como é que é o clima dessa zona. Muitas vezes partia de Corroios com 28°C e chegávamos à Ericeira com 17°C e muito vento. Também foram muitas vezes as que esteve nevoeiro na costa (aliás, em quase todos os dias lá aparecia o nevoeiro).
Vendo as previsões para os próximas dias para a zona não vejo nada de anormal (nem nada de mau). Nunca percebi a associação entre "tempo fresco e nevoeiro" e "mau tempo" - quem me dera que os do Interior pudessem ter a sorte que os do Litoral Oeste têm!